Curso sobre produtividade abre programação de junho da Escola do Parlamento

por Comunicação — publicado 03/06/2022 10h54, última modificação 03/06/2022 10h54
Habilidades de comunicação são foco dos cursos do mês de junho da EPO

Por Charles Nisz

Uma vida mais organizada, mais plena e, por que não, mais feliz. Esse foi o intuito do curso sobre Produtividade, promovido na manhã desta quinta-feira (2) pela Escola do Parlamento de Osasco para servidores e chefes de setor.

O curso, ministrado por Marli Arruda - diretora da EPO -, abriu a programação do mês de junho. Neste mês, os cursos oferecidos terão foco em networking e comunicação. “O objetivo é ter mais realização na vida profissional, pessoal e financeira”, disse Marli, no início da aula.

De acordo com Marli, o crescimento da produtividade começa com o exame da rotina. “Analisar onde, como e por que estamos gastando tempo é o primeiro passo para uma vida mais produtiva e eficiente”.

A diretora da Escola do Parlamento abordou várias técnicas de organização como a técnica ABCDE e a Técnica Pomodoro. Na primeira, as tarefas são priorizadas em cinco níveis - trabalhos de alta, baixa e média prioridade, trabalhos delegáveis e trabalhos elimináveis”.

Já na técnica Pomodoro, as tarefas são divididas em pedaços de 30 minutos - 25 minutos de trabalho e 5 minutos de intervalo. “Há estudos comprovando que o ser humano não consegue manter altos níveis de concentração por mais de 20-25 minutos”, explicou ela sobre a justificativa para quebrar as tarefas em mini tarefas de até 30 minutos.

Marli comentou também sobre a necessidade de definir objetivos: “O que eu faço está ajudando ou atrapalhando o que eu desejo conquistar? Não me refiro apenas a trabalho e dinheiro, mas saúde, tempo livre, desenvolvimento de hobbies e outros objetivos”, enumerou ela.

“Tudo começa na noite anterior, planeje o dia antes de dormir. Acordar e sair correndo é prenúncio de um dia atribulado - e, possivelmente, improdutivo”, diz Marli.

Ela também comentou sobre o maior inimigo da produtividade: a procrastinação. “Se demoramos mais que três dias para realizar uma tarefa prioritária, é sinal de procrastinação. De acordo com Marli, para resolver esse problema, devemos lembrar da técnica ABCDE e nos perguntarmos quão importante é aquele trabalho ou missão. “Se a resposta for negativa, o trabalho precisa ser repensado ou delegado”, diz Marli.

Por fim, ela enfatizou a necessidade de entendermos quais são as tarefas fundamentais do nosso trabalho: “O mundo é regido pela lei de Pareto dos 80/20. 80% do nosso trabalho deverá ocupar apenas 20% do tempo, é nisso que devemos nos concentrar”, finalizou.