Desfile Cívico e Militar de 7 de Setembro atrai mais de 30 mil pessoas em Osasco

por osa — publicado 08/09/2014 17h42, última modificação 04/01/2018 11h34

08/09/2014

Relembrando nomes importantes que ajudaram na construção da cidade de Osasco, alunos de 57 escolas e 47 instituições fizeram da avenida dos Autonomistas um túnel do tempo. O desfile Cívico e Militar de 7 de Setembro, promovido pela Prefeitura de Osasco por meio da Secretaria de Educação fez uma viagem ao passado e resgatou momentos marcantes da história do município. Sob o tema “Valores da Vida em Osasco”, foram exaltados os valores morais da ética e do civismo na formação da cidadania. O evento reuniu mais de 30 mil expectadores.

O desfile, uma verdadeira aula de história, começou com as pesquisas realizadas por alunos dentro e fora das escolas. Para aqueles que assistiram ao desfile também foi uma grande oportunidade de conhecer um pouco mais do antigo vilarejo iniciado no século 19 pelos imigrantes italiano Antônio Agú e o francês Dimitri Sensaud De Lavaud, em uma terra que viria a se chamar Osasco.

O prefeito Jorge Lapas fez a abertura oficial do desfile com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e do Município de Osasco em frente à Câmara Municipal.

Em seguida, Lapas participou do protocolo militar, passando em revista a tropa, em um veículo oficial do Exército Brasileiro ao lado do major de Artilharia e comandante da 5ª Bateria de Artilharia Antiaérea Leve do Exército, Jefferson Jésus da Silva Mendes, do major do 2ª Batalhão de Polícia do Exército, Guilherme Horn de Quadro e do coronel comandante do Policiamento Metropolitano (CPMA-M8), Dimitrius Fyskatori.

Na sequência, acompanhado da primeira-dama e presidenta do Fundo Social de Solidariedade, Sandra Missiano Lapas, o prefeito prestigiou as mais de quatro horas de apresentações e saudou todos os participantes do desfile.

”No desfile cívico de Osasco todos participam. Nós conseguimos ver a vontade das pessoas em dar a sua contribuição para este momento importante da nossa querida cidade, que cresceu com a ajuda de imigrantes, migrantes de vários estados brasileiros e por pessoas da nossa querida cidade. Eu fico muito feliz em ver a avenida lotada pela população, que assistiu ao desfile dos emancipadores, das forças armadas e de muitos outros amigos. Realmente foi uma grande festa cívica”, disse o prefeito em entrevista, após o terminou do evento.

Os primeiros a ocuparem a avenida foram as forças armadas, Exército Brasileiro, Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal de Osasco. Depois, foi a vez do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil (que trouxe à avenida cães utilizados em salvamentos).  Passaram ainda, a Juventude Cívica de Osasco (Juco) e a Ordem dos Emancipadores de Osasco, com a presença do presidente José Setter entre outros membros.

No mesmo ritmo, chegou a vez de mais de 10 mil alunos de escolas municipais, estaduais e particulares que abrilhantaram o desfile com a apresentação dos principais acontecimentos marcantes dos avanços e da história de Osasco.

Além da apresentação de instituições, entidades e várias secretarias municipais, a de Saúde levou para o desfile os principais programas e serviços prestados à população.

Os veículos “Off Road” (fora de estrada) também cruzaram a avenida conduzidos pelos jipeiros do Clube Comando Oeste. Os motoclubes da cidade encerraram a solenidade chamando a atenção de todos os presentes com o ´ronco` dos motores de suas arrojadas motocicletas.

Também prestigiaram o evento os secretários municipais Fábio Yamato (Cultura), Dulce Helena (Planejamento e Gestão), Mariza Elizabeth (Administração), José Amando Mota (Saúde), Régia Maria Sarmento (Educação), Mônica Veloso (Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão), Waldyr Ribeiro (Relações Institucionais), André Santiago (Segurança e Controle Urbano), Carlos Baba (Serviços e Obras), Solange Cristina (Assistência e Promoção Social), Roberto Trapp (Comunicação), João Góis (Transporte e Mobilidade Urbana) e Tinha Di Ferreira (Esportes), além dos coordenadores Delclides Regatieri (Defesa Civil), Sonia Rainho (Coordenadoria da Mulher e Promoção da Igualdade Racial) e Cintia Sales (Coordenadoria da Juventude), o Chefe de Gabinete, Rubens Bastos, o Ouvidor Geral, Luiz Carlos Garcia. Também prestigiaram o evento Paulo Arnoni, diretor da Companhia Municipal de Transportes de Osasco (CMTO) e Mônica Godoy, diretora do Departamento Central de Licitações e Compras, além de Rubens Gonçalves de Aniz, presidente da FITO (Fundação Instituto Tecnológico de Osasco).

Os vereadores Mazé Favarão, Rogério Silva, Josias Nascimento, Aloísio Pinheiro, Valdir Roque, Andréa Capriotti, Cláudio Henrique da Silva estiveram no desfile ao lado do Tenente Coronel Leo Fanin, comandante do 42º Batalhão de Polícia Militar, Coronel Dimitrius Fyskatori, comandante do Comando de Policiamento Metropolitano, Coronel Ernesto Puglia Neto, comandante do Comando de Policiamento de Área Metropolitano – 8, Paulo Jair Siqueira Leite, comandante da Guarda Civil Municipal de Osasco, Major Luis Antonio Rosa, subcomandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, além de outras autoridades civis e militares, entre outras autoridades.

Clique aqui e veja o álbum de fotos do desfile

Assista abaixo à íntegra dos desfile:

Texto: Gilson Edson Nascimento/SECOM
Fotos: Ivan Cruz, Filipe Nunes, Pedro Godoy e Robson Cotait​/SECOM