Dia do Gari é comemorado na Câmara

por osa — publicado 19/05/2016 14h55, última modificação 04/01/2018 11h34

19/05/2016 

A Lei Municipal nº 4.553, de 13 de dezembro de 2012, instituiu no município de Osasco, o Dia do Gari. Em comemoração a essa data, a Câmara Municipal realizou uma solenidade no dia 18 de maio.

O evento ocorreu na Sede do Legislativo e contou com a presença de autoridades e entidades de classe. Seguiu os ritos normais de cerimonial público, com a formação de Mesa Diretiva, entoação do Hino Nacional brasileiro e do Hino da Cidade de Osasco.

Presidida pelo Vereador Jair Assaf (Pros), a solenidade foi marcante. Antes de a tribuna ser utilizada para as homenagens, o Padre José Aílton fez uma oração para que “peçamos ao pai para que nos ajude a entender o sentido do trabalho e a valorizá-lo como deve ser valorizado”.  

Em seguida, o primeiro a utilizar a palavra foi o autor-proponente da homenagem, Professor João Candal. Após agradecer a presença de todos, Candal justificou a sua homenagem. “Quando fui vereador de Osasco, lutei pelas pessoas consideradas 'invisíveis' para a sociedade, como os garis, os varredores de rua. São pessoas que, no nosso cotidiano, contribuem para o bem estar de todos, mas que passam despercebidas por nós e pela sociedade”, disse.

O ex-vereador tratou sobre a dignidade e o respeito que a população deve ter com os profissionais de limpeza. “Costuma-se valorizar as pessoas pelo cargo que elas ocupam, deixando de lado o caráter humano. Seja um gari ou seja um Juiz de Direito, todos são iguais, todos têm a sua importância para a sociedade e, acima de tudo, todos são seres humanos”, explicou.

Sobre o trabalho desses profissionais, Candal foi só elogios. “Tenho orgulho da minha cidade e das pessoas que vivem e trabalham nela, por isso, posso dizer que tenho muito orgulho dos garis da minha cidade”, encerrou.

Subiu à tribuna o Padre Alexandre Pessoa Garcia, que também fez questão de “parabenizar e cumprimentar os Garis e as Margaridas. Muito obrigado pelo trabalho de vocês e por tudo o que vocês representam para uma cidade”, cumprimentou.

Representando a categoria dos profissionais de limpeza de rua, Edleide Ribeiro da Silva, Supervisora dos Garis de Osasco, foi à Tribuna. “Agradeço muito por essa linda homenagem. Nosso trabalho só é motivo de orgulho, por isso, eu sou muito orgulhosa do meu trabalho. Na vassoura, criei minhas filhas, e não tenho vergonha de falar isso”, emocionou-se. Após agradecer aos vereadores e à cidade osasquense, Edleide encerrou declarando, “Eu vim da vassoura”. 

Abaixo, a galeria de fotos e a íntegra do evento, gravada pela TV Câmara Osasco: 

 

Câmara Municipal de Osasco
Divisão de Comunicação Social
Chefia de Comunicação: Maurício Viel
Texto: Ráriton Cassoli
Fotos: Eudes de Souza