Câmara comemora o Dia Internacional da Mulher

por osa — publicado 12/03/2014 16h39, última modificação 04/01/2018 11h34

Na sexta-feira (08/03/14) a Câmara Municipal de Osasco realizou uma Sessão Solene onde comemorou-se a Semana da Mulher, de acordo com a Lei Municipal 4105/2007.

O grandioso evento contou com a participação de autoridades municipais, entre eles, a Primeira Dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sandra Missiano Lapas e seu marido, o Prefeito Jorge Lapas.

Dos representantes do Legislativo presentes, destacam-se a vereadora Karen Gaspar, a ex-vereadora Sônia Rainho (atual Coordenadora da Mulher e da Promoção da Igualdade Racial do Município de Osasco), os vereadores Toniolo (que presidiu o evento), Valdir Roque e Jair Assaf, e o deputado estadual Marcos Martins. Também participou do evento a Sra. Sônia Coelho, da Coordenação Nacional da Marcha Mundial das Mulheres.

O Poder Executivo também foi representado pela Secretária da Assistência e Promoção Social - Solange Cristina da Silva; da Educação - Régia Maria Gouveia Sarmento; do Trabalho e Inclusão Social - Mônica Veloso, e de Relações Institucionais Waldyr Ribeiro Filho.

O evento contou com a realização de um ato interreligioso, iniciado pela Sra. Vera Lopes. Após, diversos oradores fizeram uso da palavra, entre eles, Missionária Mara, da Igreja Avivamento da Fé; o Padre Tião, da Igreja Católica; a Preletora Maria José da Cruz, da Seicho No-Ie e, por fim, a Ministra Maria do Rocio Andrade e Silva.

Sônia Rainho, que é a autora da lei que instituiu a Semana da Mulher, iniciou seu discurso demonstrando-se preocupada com o atual problema da violência no Brasil. "Não conseguimos entender essa violência 'maluca'. Quantas pessoas perdem a vida devido a desentendimentos banais? A nossa luta é para que isso mude, para que a relação entre homens e mulheres sejam mais fraternas, que todos possam viver com dignidade e sem sobressalto".

Mas, a coordenadora apontou que, apesar de toda dificuldade com o aumento da violência doméstica, há de se continuar a luta até que homens e mulheres se entendam e que todos possamos ser felizes juntos. "Não existe felicidade onde houver violência", ressaltou.

Rainho agradeceu aos presentes pelo empenho nessa luta e destacou a parceria que o prefeito Jorge Lapas tem mantido com os projetos da Coordenadoria de Sônia. "Temos conseguido fazer muita coisa e tenho muita esperança de que problema da violência acabe o quanto antes", finalizou.

O prefeito Jorge Lapas também comemorou a data. "Depois de tanta luta, temos que comemorar algumas vitórias conquistadas. Algumas mulheres lutadoras da prefeitura estão aqui hoje. São mulheres de vocação diferenciada, abandonando até um pouco a família por uma grande causa. Temos que ter preocupação com os muitos problemas, mas precisamos comemorar as lutas vencidas. Esse ato fortalece o movimento de mulheres. Hoje, elas estão no mercado de trabalho, em patamar quase compatível com os homens".

Lapas declarou que atualmente há muitas mulheres que entraram no mercado de trabalho, aumentaram a renda familiar e começaram a falar de igual para igual com o homem. "Uma dependência financeira sempre atrapalha a relação". E reconheceu que "as mulheres que escolhem cuidar dos filhos, que escolhem ficar em casa, também têm o mesmo respeito nosso, pois são muito importantes também. A vida doméstica também é muito difícil, muito trabalhosa".

A esperança e a vontade de continuar a luta também foi demonstrada pelo prefeito. "A luta tem que continuar, principalmente contra a violência contra mulher. Uma parte da população já se conscientizou e outra ainda está na rabeira desse processo de evolução, acha que a mulher é propriedade. O movimento de conscientização tem de continuar e também precisamos de ações concretas, como a criação da casa-abrigo da mulher vitima de violência na região. A Sônia Rainho está à frente dessa luta, pois há mulheres que precisam ser retiradas de sua casas. A ideia é que sejam criadas três unidades apenas em Osasco. Temos decisão política de fazer e outros prefeitos também deverão cooperar nos municípios vizinhos".

Para finalizar, Jorge Lapas declarou que espera que em pouco tempo não precisemos mais das casas-abrigo, de campanhas de conscientização etc. "Que a gente viva um mundo melhor e de igualdade", finalizou o prefeito.

O vereador Toniolo prestou uma homenagem às vereadoras de Osasco, com um simbólico cartão de prata. Foram homenageadas a vereadora Karen Gaspar, bem como, mesmo que ausentes, Mazé Favarão (representada), Andrea Capriotti e, ainda a ex-vereadora Maria Coluna.