Dica Cultural: "Caminhos de Oz" apresenta Osasco em trajeto por pontos históricos

por Comunicação — publicado 12/05/2022 11h40, última modificação 12/05/2022 11h40
Dica Cultural: "Caminhos de Oz" apresenta Osasco em trajeto por pontos históricos

Participantes do Caminhos de OZ, passam pela Câmara Municipal.

Por Deborah Motooka

Osasco é uma cidade famosa por seu generoso cachorro-quente — o popular dogão —, pelas memoráveis vitórias no voleibol feminino, por ser a Capital da Viola e pelo comércio de rua do Calçadão da Antônio Agu que, com centenas de lojas, fica atrás somente da Rua 25 de Março, no centro de São Paulo.

O que nem todos sabem é que Osasco desponta como um polo de turismo cultural e de negócios, impulsionado pelas empresas, principalmente de tecnologia, que vêm se instalando na cidade. Com o objetivo de tornar Osasco mais conhecida entre seus habitantes e apresentar seus atrativos a visitantes, o turismólogo e educador Manu Pereira criou o projeto Caminhos de Oz.

A walking tour, que reúne cerca de 20 participantes, tem início com um café da manhã reforçado no hotel Ramada Encore, na Av. dos Autonomistas, e percorre a pé marcos históricos, como a Câmara Municipal de Osasco, a Rua Pedro Fioretti, a escola estadual Prof. José Liberatti — que tem como um de seus destaques um grafite do artista Dingos del Barco —, a rua Dante Battiston, o Calçadão da Antônio Agu, a Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, e termina na Escola de Artes César Antônio Salvi.

Manu Pereira, que também é docente de Turismo e Hospitalidade no SENAC Osasco e membro da Comtur – Conselho Municipal de Turismo, espera que a iniciativa leve as pessoas a explorarem a cidade, gerando um senso de pertencimento.

O projeto tem despertado o interesse da população por onde passa, com a participação voluntária de munícipes que compartilham suas histórias e curiosidades sobre Osasco.

A expectativa é que os encontros aconteçam mensalmente, aos domingos, das 10h às 12h30. Para participar, os interessados podem buscar informações no perfil do Instagram @caminhosdeoz. O passeio é gratuito, com café da manhã opcional, cobrado à parte com valores promocionais.