Dom Bruno Giuliani recebe Título de Cidadão Osasquense

por osa — publicado 08/12/2017 12h08, última modificação 04/01/2018 11h35
Entrega da honraria aconteceu durante comemorações aos 60 anos da ASPROMATINA.

A Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Adolescência (ASPROMATINA) completou 60 anos de fundação. A entidade assistencial realizou, na tarde da última quarta-feira (6), um evento em comemoração ao aniversário de fundação, no Teatro Aspro, que contou com homenagens do Poder Legislativo de Osasco a Dom Bruno Guiliani e à ASPROMATINA, pelos relevantes serviços prestados ao Município. 

A Sessão Solene para outorga do Título de Cidadão Osasquense a Dom Bruno Giuliani e de entrega de Placa Comemorativa à ASPROMATINA foi autorizada pelos Decretos Legislativos 21 e 22/2017. As proposituras foram apresentadas pelo Vereador Tinha Di Ferreira (PTB), que enalteceu o trabalho promovido tanto pela entidade como por Dom Bruno. 

“O senhor era um padre diferente quando chegou aqui, e veio para mudar essa comunidade”, afirmou, ao justificar a homenagem. Segundo Tinha, o trabalho de Dom Bruno é tão importante que transformou a comunidade da Vila dos Remédios, a partir da conclusão das obras da igreja e da atuação pastoral.  Tinha ressaltou ainda o trabalho promovido pelos sacerdotes que chegaram antes de Dom Bruno e deram início à obra social. 

O Vereador também enalteceu o papel do Colégio Nossa Senhora dos Remédios, mantido pela ASPROMATINA. “Sinto orgulho de ter estudado aqui e hoje sou vereador pela primeira vez. Tenho que lembrar das minhas raízes, de onde eu vim e de onde sou”. 

O Presidente da Câmara de Osasco, Dr. Elissandro Lindoso (PSDB), que conduziu a Sessão Solene, parabenizou Dom Bruno e a ASPROMATINA pelas homenagens. “É de pessoas assim que a nossa cidade, o nosso Estado e o nosso país precisam. Pessoas sérias e competentes. Vocês estão de parabéns. Tenho verdadeiro orgulho do trabalho de vocês”, declarou.

REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO

Além do Colégio Nossa Senhora dos Remédios, a ASPROMATINA realiza um importante trabalho social, por meio de ações sociais e educacionais voltadas à comunidade da região da Vila dos Remédios. O trabalho beneficente, promovido nas seis unidades, totaliza cerca de 1.500 atendimentos por mês. 

A Vereadora Dra. Régia Gouveia Sarmento (PDT) ressaltou a qualidade do trabalho da entidade em prol da cidade de Osasco, assim como a atuação de Dom Bruno. “Esse foi o papel de Dom Bruno aqui nessa região. Ele fez essa comunidade crescer e avançar”, disse.

A Secretária Municipal de Educação, Ana Paula Rossi, lembrou que o trabalho promovido pela ASPROMATINA é referência em todo o município. Ana Paula também falou sobre o espírito aguerrido de Dom Bruno, que sempre cobrou das autoridades do Município melhorias para a comunidade. 

O atual presidente da entidade, Padre Mário Pistor, relembrou a história da ASPROMATINA e deixou claro que é preciso impulsionar o crescimento do trabalho no futuro, olhando para o passado e o presente. 

DOM BRUNO AGRADECE A HOMENAGEM

Dom Bruno manifestou muita alegria com a homenagem, mas afirmou não ter certeza de que seria merecedor. “É uma surpresa, porque não sei se tenho méritos ou não méritos. Só Deus sabe”, brincou. 

Dentre os trabalhos realizados por Dom Bruno, além da contribuição para a criação da ASPROMATINA, o religioso teve forte atuação na comunidade da Vila dos Remédios e na implementação da Pastoral da Saúde, no âmbito da Diocese de Osasco. Dom Bruno foi também Superior-Geral da Ordem dos Cônegos Regulares Lateranenses, uma das congregações religiosas mais antigas da história do catolicismo. 

O religioso, que está prestes a completar 87 anos de idade, está em Osasco há 50 anos e orgulha-se por ter podido contribuir para o crescimento da cidade. “Graças a Deus, eu me doei a Osasco. Hoje tenho mais tempo aqui do que na Itália e, por isso, me sinto um osasquense”, concluiu.

 

Veja as imagens e o video do evento