Em Osasco, leis garantem inclusão e apoio a autistas

por adm publicado 13/07/2018 09h54, última modificação 13/07/2018 09h54
2 de abril: Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo é celebrado hoje em todo o mundo. Neste ano, o lema escolhido pela Unicef para a data é “Capacitando mulheres e meninas com autismo” e atenta para a necessidade de inclusão das pessoas com autismo.
No Município de Osasco, existem leis que garantem aos portadores de autismo o exercício dos direitos e liberdades fundamentais.

A Lei 4.585/13, criada por iniciativa do Vereador Alex Sá (PDT), institui no Calendário Oficial do Município o Dia de Conscientização do Autismo, a ser comemorado todo dia 2 de abril.

Já a Lei 4.841/2017, formulada pelo Poder Executivo, em atenção a uma Indicação do Vereador Rogério Santos (PODE), institui em Osasco políticas públicas para a garantia, proteção e ampliação dos direitos das pessoas com autismo.

TRANSTORNO NO ESPECTRO AUTISTA

Popularmente conhecido como autismo, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) causa problemas no desenvolvimento da linguagem, na interação, nos processos comunicacionais e no comportamento social da criança.
Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), existem cerca de 2 milhões de pessoas autistas no Brasil. No mundo, esse número chega a 70 milhões. Ainda de acordo com a OMS, essa condição afeta uma em cada 160 crianças em todo o mundo.