Enxadrista osasquense e campeã panamericana é homenageada na Câmara de Osasco

por Divisão de Comunicação publicado 23/06/2021 09h25, última modificação 24/06/2021 11h55
Aos 24 anos, Júlia Alboredo representará o Brasil na Copa do Mundo de Xadrez, na Rússia.
Enxadrista osasquense e campeã panamericana é homenageada na Câmara de Osasco

A enxadrista osasquense Júlia Alboredo. Foto: Cláudia Aquino.

Por Ana Luísa Rodrigues (edição de Charles Nisz)

Por unanimidade, a Câmara Municipal de Osasco aprovou uma Moção de Reconhecimento, de autoria do vereador Carmônio Bastos (Podemos), parabenizando a enxadrista osasquense Júlia Alboredo, atual campeã universitária panamericana de xadrez.

“Nossa Escola de Xadrez é referência no Estado de São Paulo. Temos ótimos profissionais, como Pelikian, Renato Quintiliano, Madeira, o jovem Henrique, de apenas oito anos, e a Júlia. O xadrez é uma modalidade muito respeitada pela Secretaria de Esportes”, comentou Bastos.

Aos 24 anos, Júlia Alboredo já acumula conquistas. Ficou em quarto lugar no Campeonato Mundial Universitário, é campeã panamericana e vice-campeã brasileira. Mestre da Federação Internacional de Xadrez, ela lidera o projeto “Damas em Ação - Rumo a Maestria”, que incentiva a participação feminina no universo do xadrez.

A performance da atleta osasquense nas competições nacionais e internacionais rendeu para Júlia a indicação para representar o Brasil na Copa do Mundo de Xadrez, que acontece em julho, na cidade de Sochi, na Rússia. Júlia será a única brasileira entre os 78 enxadristas participantes.

“Esses atletas representam muito bem as cores da nossa bandeira. Têm amor e paixão. A Júlia vai tão bem que irá nos representar na Rússia, na Copa do Mundo. Ela é um orgulho para nossa cidade”, concluiu o vereador Carmônio Bastos.