Escola do Parlamento busca capacitação e parceria com universidades

por Divisão de Comunicação publicado 03/06/2019 14h35, última modificação 03/06/2019 14h57
Nova diretoria trabalha na implantação de mais de 90 cursos

Deniele Simões

Promover cursos de capacitação, palestras, workshops e parcerias com universidades. Essas são as ações propostas pela Escola do Parlamento de Osasco (EPO) para os próximos 19 meses da atual gestão.

À frente da EPO há pouco mais de um mês, o Diretor da instituição, Marcos Arruda, assumiu a tarefa a convite do Presidente da Câmara, Vereador Ribamar Silva, com o objetivo de proporcionar treinamento para os servidores da Casa e levar a Câmara a universidades, escolas e associações, por meio de parcerias.

“Estamos agora num processo de contratação de uma empresa que vai nos ajudar a fazer a gestão de 96 cursos. Queremos envolver a sociedade, os adolescentes do ensino médio para falarmos sobre a importância do parlamento, o que é o parlamento e o que a Câmara Municipal de Osasco ajuda na democracia”, explica Arruda.

A intenção do novo gestor da EPO é trazer nomes de destaque para palestrar, além de aproveitar talentos da Casa para ajudar a ministrar cursos.

Outra ideia de Arruda é buscar parcerias com escolas e universidades para a criação de projetos técnicos em benefício da cidade, nas mais diversas áreas, como saúde, educação, obras etc.

O novo diretor da EPO foi vereador em Osasco no período de 2001 a 2004 e tem ampla experiência na área educacional, com passagens pelo Senai, Anhanguera Educacional e por departamentos de treinamento de diversas empresas.

Marcos Arruda é formado em Engenharia Mecânica e Direito, e tem pós-graduação em Gestão Pública, Gestão Financeira e Matemática Aplicada.

As pessoas que convivem com ele o chamam de profissional 3G, ou seja, “gente que gosta de gente”. “Para ser professor, além de vocação, tem que realmente gostar de gente, de passar conhecimento com técnica, com jeito e com forma, para que as pessoas queiram aprender”, justifica.

Dentre as parcerias com universidades, arruda cita os cursos de Direito, para a produção de conteúdo legislativo; Engenharia, para a criação de projetos e obras; Arquitetura, para a criação de projetos de urbanismo, além de atividades envolvendo alunos das áreas de educação e saúde.