Escola do Parlamento promove terceiro curso sobre liderança

por Comunicação — publicado 19/05/2022 17h49, última modificação 19/05/2022 17h49
Série de aulas do mês de maio foca no aprimoramento dos servidores

Por Charles Nisz

"Delegação de Tarefas" foi o tema do terceiro curso sobre liderança promovido pela Escola do Parlamento de Osasco (EPO). Ocorrido nesta quinta (19), o curso deu continuidade à programação deste mês de maio da EPO, cujo foco é o aprimoramento dos líderes e servidores da Câmara Municipal.

Com conteúdo sobre liderança, o curso desta quinta teve o tema "Como Delegar Tarefas aos Liderados". No dia 12, o tema da aula foi "Feedback" e, no dia 5, data de abertura desse módulo, o tema foi "Perfis de Liderança".

“A ideia foi mostrar como delegar tarefas é importante para o líder e para os seus liderados. Um líder centralizador não consegue exercer a liderança”, explicou Marli Arruda, diretora da EPO e responsável por ministrar os cursos do mês de maio.

“Segundo Marli, delegar tarefas é economizar tempo, fazendo com que o líder possa se concentrar nas tarefas das quais somente ele pode dar conta, como planejar os próximos passos da organização”. Marli explicou que ter os objetivos claros é o primeiro passo para saber quais tarefas podem ser delegadas.

Ainda conforme a diretora da EPO, a delegação envolve confiança: “Para realizar uma tarefa, o subordinado vai aprender por tentativa e erro. Como ele vai se sentir seguro se não tiver margem para errar?”, explicou ela.

Um líder que não delega fica sobrecarregado e mais sujeito a erros, afirmou Marli. "Tal postura mostra uma pessoa que, no fundo, não tem autoridade e desperdiça os talentos da sua equipe”, acrescentou Marli.

Para o mês de junho, estão previstos os cursos voltados para liderança, com foco em produtividade, networking, redes sociais e comunicação não-violenta. A programação de 2022 começou em abril, com os cursos de Técnica Legislativa e Redação Legislativa.