Esportistas são homenageados pela Câmara de Osasco

por Divisão de Comunicação publicado 13/09/2018 17h21, última modificação 13/09/2018 17h21
Silvia Ferraz e Luizomar Moura receberam Cartão de Prata.

Ráriton Cassoli

O Legislativo osasquense recebeu, na noite de terça-feira (12), duas importantes personalidades do esporte brasileiro, a professora e treinadora de ginástica artística, Silvia Helena Fioravanti Ferraz, e o treinador multicampeão Luizomar de Moura. Os esportistas foram homenageados com uma honraria denominada Cartão de Prata, que é concedida a personalidades marcantes que contribuíram com o engrandecimento da cidade.

O evento contou com a presença de autoridades municipais, como o Secretário de Esportes, Lazer e Recreação, Carmônio Bastos, e os Vereadores Alex Sá (PDT), autor da propositura, Antônio Toniolo (PCdoB) e Jair Assaf (Pros), além de amigos e parentes dos homenageados.

OS HOMENAGEADOS

Silvia Helena Fioravanti Ferraz, como atleta, ganhou vários títulos e participou de muitas competições mundo à fora. Foi vencedora de diversos títulos paulistas pela Federação estadual, entre eles, os Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior. Após encerrar as atividades como atleta, tornou-se coordenadora técnica de equipes osasquenses. Neste ano, coordenou a equipe que venceu os Jogos Regionais realizados em Santo André e sagrou-se vice-campeã do Torneio Nacional de Ginástica Artística no Rio de Janeiro.

O treinador Luizomar de Moura está há muitos anos atuando no voleibol feminino osasquense.  Em sua primeira temporada no Osasco, conquistou o vice-campeonato da temporada 2006/07, fato que viria a se repetir nas duas temporadas seguintes.

Após enfrentar o desmonte da equipe de Osasco devido ao fim de patrocínio, Luizomar mobilizou-se e conseguiu reverter a situação. Trouxe novos patrocinadores à equipe. Conseguiu manter o alto nível do voleibol feminino e, por diversas vezes, chegar a finais de torneios nacionais e internacionais. Sagrou-se multicampeão da Superliga, torneios Sulamericanos e um mundial.

O USO DA TRIBUNA

Após vídeos emocionantes retratando a história vencedora dos homenageados, teve início o uso da tribuna por parte de convidados e autoridades.

Chamado a usar a palavra, Carmônio Bastos exaltou o trabalho de Silvia Ferraz e Luizomar de Moura. Para o Secretário de Esportes, os homenageados são verdadeiros símbolos de Osasco, trabalhando no enaltecimento do nome da cidade. “Silvia é uma profissional da mais alta qualidade, responsável por revelar talentos para a nossa cidade e para o país”, e continuou. “Luizomar é um profissional acima da média. Com ele no comando do nosso time, Osasco tornou-se a capital mundial do vôlei. Ele apresentou a cidade para o mundo”, elogiou.

Em seguida, Silvia Ferraz foi convidada a utilizar a tribuna. Muito emocionada, falou de seu trabalho e das dificuldades que sempre encontrou para atingir os seus objetivos. Explicou que o trabalho realizado por ela à frente da coordenação de ginástica artística nunca foi fácil, os obstáculos estiveram presentes durante toda a história da ginástica. Silvia não se furtou ao falar do reconhecimento que existe ao seu trabalho.

“Eu sou reconhecida pelo meu trabalho, pela minha dedicação e esforço. Não me importo com feriados, finais de semana. Estou sempre à disposição da modalidade”, disse. “Meu nome é reconhecido pela minha experiência em preparar atletas meninas de médio porte e transformá-las em destaques nacionais, elevando a sua qualidade esportiva”, afirmou a coordenadora de equipe.

Com relação à pratica de esporte, a homenageada explicou que as atividades esportivas formam caráter, constroem valores humanos e pessoais e transformam a criança. “O esporte prepara as pessoas para os muitos obstáculos que a vida apresenta”, encerrou.

Luizomar de Moura deu início ao seu discurso desfilando generosidade ao falar sobre a outra homenageada da noite, Silvia Ferraz. O multicampeão mostrou estar muito feliz por receber a homenagem ao lado da professora Silvia. “Tenho certeza que os títulos que você tem ficam em segundo plano quando você vê a transformação das meninas. Eu acompanho muito o seu trabalho e te considero uma guerreira. É um prazer poder receber essa homenagem juntamente com você”, emocionou-se.

O treinador não escondeu o seu amor pela cidade e a sua gratidão pela forma como Osasco o acolheu. Para Luizomar, o convite feito para assumir a equipe profissional da cidade foi o melhor começo que poderia ter.

“Eu tento retribuir ao máximo o carinho que recebo de todos, faço meu melhor. Esse orgulho que o osasquense tem pelo time é a chama do meu trabalho, portanto, quero dividir a homenagem com todos vocês. Eu não conseguiria sem a ajuda e o amor dessa torcida. O carinho que recebo da cidade de Osasco, me faz sentir um osasquense”, confessou o campeão.

Sobre o seu trabalho no esporte, o treinador explicou que tem a pretensão de transformar, formar grandes atletas, grandes pessoas e profissionais. “É muito difícil fazer um atleta chegar a um alto rendimento, tentamos fazer isso, mas, tentamos também fazer os atletas se tornarem grandes profissionais. Essa é a nossa meta”.

Para encerrar, Luizomar deixou uma mensagem a todos. “Acredite no seu sonho, ninguém pode tirar da gente o direito de sonhar”, finalizou.

Para assistir ao vídeo do evento, clique aqui.

Para ver as imagens da solenidade, clique aqui