Espro divulga inscrições para curso de “Formação para o Mundo do Trabalho”

por Comunicação — publicado 01/04/2022 10h25, última modificação 01/04/2022 10h54

Por Ana Luísa Rodrigues

A Frente Parlamentar pela Geração de Emprego, Trabalho e Renda, presidida pela vereadora Elsa Oliveira (Podemos), tem promovido debates constantes sobre a geração de emprego para a população osasquense, incluindo reuniões com instituições que beneficiam jovens em situação de vulnerabilidade.

Na última quarta-feira (30), representantes da Espro - Ensino Social Profissionalizante esteve na Câmara Municipal para divulgação das inscrições abertas para o curso de “Formação para o Mundo do Trabalho”, com jornadas de 150 e 152 horas, em sistema híbrido, de segunda a sexta, das 8h às 12h, ou das 13h às 17h, destinado a jovens com idades entre 14 e 21 anos. Para mais informações, clique aqui.

A vereadora Elsa Oliveira recebeu os representantes do instituto, Carla Sousa Carvalho e Danilo Brito do Amaral, e comentou sobre as adaptações que os gestores de cursos profissionalizantes precisam fazer para atender às atuais demandas.

“Nossas escolas estão funcionando em período integral e isso pode dificultar a participação dos estudantes. Por isso, os cursos à distância podem atender melhor esse público. E temos também a questão do transporte. Infelizmente, muitas pessoas não têm condições de participar dos cursos por causa do transporte”, comentou a parlamentar.

Segundo Danilo Amaral, a tendência do instituto é buscar alternativas para se adaptar. "Os cursos são gratuitos e têm beneficiado muitos jovens. Este curso visa capacitar o jovem para a entrada no mercado de trabalho; são 60 vagas”, disse Amaral.

Espro

O Espro é uma organização sem fins lucrativos que atua na capacitação profissional para a inclusão de jovens no mercado de trabalho. A instituição tem 45 anos de experiência no mercado e mantém unidades em diversos estados, beneficiando milhares de jovens ao promover oficinas e cursos gratuitos voltados à comunidade.

Desde 2018, a Câmara Municipal de Osasco mantém parceria com o instituto na divulgação das oficinas e cursos. Segundo o presidente da Câmara, Ribamar Silva, é importante que as instituições promovam ações que beneficiem a população.

“Ações que beneficiem a população, especialmente os jovens em vulnerabilidade são muito importantes para a cidade. Como dizem juntos somos mais fortes e assim podemos ser mais eficientes no desenvolvimento de ações e políticas públicas que realmente beneficiem a população”, comentou o parlamentar.

Passe Emprego

Elsa Oliveira declarou que avaliará, com os membros da Frente, a possibilidade de gratuidade no transporte para desempregados que fazem cursos profissionalizantes. “É uma possibilidade. Muitas pessoas não fazem cursos porque não tem como se deslocar”, afirmou a vereadora, ao expor uma realidade que atinge muitos desempregados.

“Tramita na Câmara um Projeto de Lei que visa beneficiar essas pessoas que não conseguem se locomover ao local das entrevistas e beneficiará muita gente”, frisou.

A vereadora refere-se ao Projeto de Lei 12/2022, que entrou na Casa em fevereiro e propõe a instituição do Passe Emprego, com gratuidade de até dez passagens para pessoas atendidas pelo Portal do Trabalhador e que são encaminhadas para entrevistas.