Estudantes secundaristas visitam Câmara no retorno às atividades presenciais

por Comunicação — publicado 29/03/2022 16h50, última modificação 29/03/2022 16h50
Colégio do KM 18 representou o primeiro grupo a visitar a Câmara após dois anos
Estudantes secundaristas visitam Câmara no retorno às atividades presenciais

Foto: Robson Cotait.

Por Ana Luisa Rodrigues

Desde março de 2020, a Câmara Municipal manteve as portas fechadas para o público, devido aos protocolos de segurança para prevenção contra a Covid-19. Dois anos depois, nesta terça-feira (29), com o relaxamento das medidas de segurança, o público está de volta à Casa.

O primeiro grupo a visitar a Câmara Municipal também estava tendo a primeira experiência fora do ambiente escolar. Alunos do ensino médio do Colégio Cunha Carvalho, localizado no KM 18, acompanhados do professor Gabriel Vinicius Luz Maciel, visitaram a Câmara Municipal.

“Esse momento, para nós, é muito representativo. É a primeira vez que a escola faz atividades externas em dois anos de pandemia. Geralmente íamos para São Paulo, mas desta vez estamos visitando a Câmara de Osasco e para eles é importante conhecer melhor o Legislativo”, comentou Gabriel.

Antes da 7ª Sessão Ordinária, os estudantes visitaram os gabinetes dos vereadores Josias da Juco (PSD), Juliana da Ativoz (PSOL), Lúcia da Saúde (Podemos) e Emerson Osasco (Rede), onde tiveram a oportunidade de conversar com parlamentares. Em seguida, foram conhecer o Plenário Tiradentes, onde o presidente Ribamar Silva (PSD) explicou sobre a importância do Legislativo no desenvolvimento da cidade.

“Tudo o que acontece na cidade passa pela Câmara Municipal. Nós aprovamos o orçamento e fiscalizamos como o Executivo está usando o orçamento. Criamos lei e fazemos propostas indicando melhorias. Decisões e ações que beneficiarão a população passam por aqui”, afirmou Ribamar.

O vereador Josias da Juco (PSD), que também acompanhou os alunos durante a visita, comemorou o retorno das atividades presenciais e declarou que, receber jovens na volta ao presencial é muito simbólico.

“Foram dois anos sem receber o público. Dois anos difíceis para todos nós, pois enfrentamos uma pandemia. Agora com a flexibilização e com o avanço da vacinação, podemos receber a população novamente e receber jovens nesse retorno, jovens que têm interesse em conhecer o funcionamento do Legislativo, é muito significativo para todos nós”, ressaltou.

A visita dos alunos do Colégio Cunha Carvalho foi agendada com a vereadora Juliana da Ativoz (PSOL), que foi colega de movimentos estudantis, no início dos anos 2000, do professor Gabriel Vinicius. A parlamentar se emocionou com a visita dos estudantes e reforçou a importância desses jovens participarem do processo político.

“Ficamos com muita esperança em ver esses jovens interessados na vida política da cidade. Passamos por momentos difíceis e precisamos dos jovens para poder fazer a diferença e promover mudanças. Essa participação é muito importante”, apontou Juliana ao reforçar aos estudantes a importância da participação ativa no processo político. “Tirem o título de eleitor, vamos participar das mudanças”.