Fornecimento de absorventes higiênicos entra em tramitação em 2022

por Comunicação — publicado 07/01/2022 17h04, última modificação 07/01/2022 17h04
Projeto de autoria do Executivo prevê distribuição do item de higiene nas escolas municipais

Por Charles Nisz / Ana Luisa Rodrigues

Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), milhares de meninas brasileiras sofrem com a falta de saneamento básico — 900 mil delas não têm acesso à água canalizada em casa e 6,5 milhões vivem em domicílios sem ligação com rede de esgoto. Essa situação faz com que cerca de 200 mil alunas no Brasil sejam privadas de condições para cuidar da própria menstruação na escola.

Para ajudar a resolver esse problema em Osasco, o Poder Executivo Municipal propôs o projeto de lei 159/2021, que visa prover absorventes higiênicos para alunas dos últimos anos do Ensino Fundamental e para mulheres em situação de vulnerabilidade, desde que cadastradas no Fundo Social de Solidariedade do Município. O projeto foi protocolado na Câmara Municipal e lido durante a 32ª Sessão Ordinária, realizada no dia 14 de dezembro.

No retorno do Recesso Parlamentar, no início de fevereiro, o projeto começa a tramitar pelas Comissões Permanentes. A origem da matéria foi uma indicação da vereadora Ana Paula Rossi (PL), líder do governo na Câmara Municipal e também responsável pela Procuradoria Especial da Mulher — órgão da Casa responsável por acolher as denúncias de violações contra os direitos da mulher.

Falar sobre o assunto ainda é um tabu, afirmou Ana Paula, apesar de ser uma situação vivenciada por todas as mulheres. “Infelizmente, não é assegurado a todas as mulheres ter acesso ao absorvente higiênico. Fui secretária de Educação e vi que muitas meninas das séries finais do Fundamental I, que menstruam, não tinham condições de comprar absorvente”.

Ribamar Silva (PSD), presidente da Casa, ressaltou a importância do projeto de lei 159/2021: “Todas as mulheres passam por isso, mas nós, homens, não temos a sensibilidade que as mulheres têm para tratar esses temas que vêm ao encontro das necessidades das pessoas. Vamos trabalhar para que Osasco encampe o projeto com excelência”, declarou o presidente.

O projeto coloca Osasco na vanguarda do tema e, se aprovado, beneficiará milhares de mulheres em situação de vulnerabilidade.