Francisco Rossi e Gastão representaram a história viva de Osasco no Programa Nossa História

por Comunicação — publicado 02/12/2021 18h15, última modificação 02/12/2021 22h15

Foto: Ricardo Migliorini/CMO.

Por Ana Rodrigues

A bandeira de Osasco não parava de tremular, como se estivesse homenageando os convidados para a solenidade de hasteamento das bandeiras, realizada na manhã desta quinta-feira (02) na Câmara Municipal. Duas das maiores personalidades osasquenses honraram quem prestigiou o evento — Francisco Rossi e Arthur Sérgio Gastão Castellani, 81 e 84 anos respectivamente, considerados a história viva do município.

O vereador Tadeu Neves completou o trio responsável por hastear as bandeiras do Brasil, de São Paulo e de Osasco, e quando o parlamentar começou a caminhar na política, teve pela frente um caminho já solidamente pavimentado pelos dois companheiros de evento.

“Estou muito feliz por estar aqui neste momento com minha família, meus pais, minha esposa, meu filho. É uma honra estar ao lado do Gastão, uma lenda na história do esporte da cidade. E em relação ao Rossi, se eu começar a falar dele levarei o dia todo”, brincou Tadeu Neves, que hasteou a bandeira de Osasco, sua cidade de coração. Ele iniciou sua vida profissional aos 14 anos, como office-boy no banco Bradesco. Trabalhou com transporte e sempre foi ativo na luta pelas causas sociais, que acabou o levando a iniciar a carreira política. “Sempre me desafiavam a concorrer a uma cadeira na Câmara. Diziam que sendo vereador eu poderia ajudar muito mais pessoas e hoje estou vivendo esse momento”, celebrou Neves.

O salonista Arthur Sérgio Gastão Castellani, mais conhecido como Gastão, no auge de seus 84 anos ainda mantém a mesma postura clássica que apresentava nas quadras e nos campos. Sua luta para fortalecer o esporte na cidade o levou à uma cadeira na Câmara Municipal em 1973. Nesse tempo ele já figurava como fundador da Liga Osasquense de Futebol de Salão e da Liga de Futebol Amador de Osasco, que até hoje são importantíssimas para o esporte municipal.

Observador, econômico nas palavras, Gastão agradeceu aos organizadores pelo convite para hastear a bandeira do estado de São Paulo e humildemente afirmou que fez pouco pela cidade, apesar de Osasco inteira saber que a quantidade de "tijolos" que Gastão ajudou a colocar na construção do município ser muito mais do que apenas um.

“Agradeço a Deus, a minha família e a todos que organizam este evento. Sei que pouco fiz por essa cidade, mas esse pouco foi um tijolinho importante”, disse Gastão.

A bandeira do Brasil foi carregada nos braços de Francisco Rossi. A firmeza dos braços e a segurança da voz forte é a mesma, como nos anos em que esteve à frente do Pode Executivo da cidade de Osasco e na Câmara Federal. Rossi foi prefeito de Osasco em duas oportunidades, de 1973-77 e de 1989-93, e também foi deputado federal três vezes entre 1979-83, 1987-91 e de 2007-11.

Rossi falou sobre sua parceria com Gastão, sobre as batalhas enfrentadas durante a longa carreira política e principalmente sobre sua conquista mais recente, que é a nova fase da Rádio Nova Difusora, agora transmitindo em frequência modulada (FM) - 79,9 MHz.

“Nossa emissora foi a única que permaneceu em Osasco, de todas que começaram sua história aqui. Mas isso teve consequências: enfrentamos contrariedade, perseguições, dificuldades, mas graças a Deus superamos todas. Nossa família confia muito em Deus e foi Ele que permitiu que, no ano em que comemoramos 40 anos aqui em Osasco, passássemos a operar em frequência modulada. Estamos muito felizes”, afirmou Rossi, ao também falar sobre a persistência e resiliência de sua filha a vereadora Ana Paula Rossi, que começou a trabalhar na emissora aos 16 anos de idade.

O ex-prefeito também agradeceu ao vereador Josias da Juco pelo apoio dado durante alguns momentos difíceis enfrentados pela emissora. “Se não fosse o apoio do Josias, sua insistência, talvez a rádio não conseguiria permanecer funcionando”, declarou Rossi.

Emocionada, Ana Paula Rossi falou sobre os 50 anos de vida pública que seus pais celebrarão em 2022. Ana Maria Rossi, sua mãe, é a vice-prefeita de Osasco. “É muito bom vê-los na ativa e ainda terem muitos sonhos”, comentou Ana Paula. Ela parabenizou Gastão, ressaltando que, assim como seus pais, ele continua atuando, e também Tadeu Neves, parlamentar que assumiu a cadeira durante o afastamento da vereadora Lúcia da Saúde, “mas que em pouco tempo mostrou muita qualidade”.

A parlamentar afirmou que não deixa de se surpreender com seu pai. “Meu pai está com 81 anos e não perdeu a capacidade de sonhar. Ele tinha um sonho que era ver a Nova Difusora em FM, e esse foi mais um sonho realizado”, comentou Ana Paula, após frisar que a manhã desta quinta-feira foi muito importante para a família Rossi.

Rogério Santos (PL), presidente da Frente Parlamentar Nossa História, parabenizou os convidados pelas histórias que construíram na cidade e apontou o quanto a fé foi fundamental para que cada um deles fizesse história e fizesse parte da história, especialmente o ex-prefeito.

“A razão especial para que o senhor esteja aqui hoje é para celebrar os 40 anos da Nova Difusora. Mérito do senhor que incansavelmente trabalhou. E, sobretudo que o senhor permaneceu unido na fé e na esperança, como diz o hino de nossa cidade”, declarou Santos.

Os convidados estavam acompanhados de suas famílias, que foram homenageadas por Josias da Juco (PSD). “Vemos aqui os pais acompanhados dos filhos. E isso mostra o quanto a família é importante. Quando falo do Rossi, posso falar dele praticamente como se fosse um pai. Foi ele quem me ligou falando que eu seria candidato a vereador, e aquele dia foi muito importante pra mim”, comentou Josias da Juco, esclarecendo que, além da família, a fé em Deus proporciona muitas conquistas. “Nada é maior do que o Deus que nos servimos”, concluiu.

MULTIMÍDIA

Galeria de Fotos | Vídeo