Frente Parlamentar promove homenagem a pessoas com deficiência

por Comunicação — publicado 21/07/2022 11h10, última modificação 04/08/2022 16h59
Programa Nossa História leva à Solenidade de hasteamento das bandeiras cidadãos com mobilidade reduzida
Frente Parlamentar promove homenagem a pessoas com deficiência

46ª edição do programa foi dedicada às pessoas com deficiência (foto: Ana Luísa Rodrigues)

Por Ana Luisa Rodrigues

A 46ª Edição do Programa Nossa História homenageou, na manhã desta quinta-feira (21), pessoas com deficiência na solenidade de hasteamento das bandeiras, promovido pela Frente Parlamentar Nossa História.

Fredson Bento da Silva, servidor efetivo da Câmara Municipal de Osasco, Sandra de Andrade da Silva, autônoma, e Salomão Júnior, secretário-executivo da Pessoa com Deficiência, conduziram e hastearam, respectivamente, as bandeiras de São Paulo, de Osasco e do Brasil.

Todos os participantes agradeceram o convite feito pela Frente Parlamentar Nossa História para que pudessem participar da solenidade. A homenagem reforçou a importância de garantir a integração das pessoas com deficiência na sociedade, sem preconceitos e de maneira igualitária, conforme previsto na Constituição Federal e na Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015.

Chefe da Divisão de Informática na Câmara Municipal, Alan dos Santos falou sobre o papel do Programa para a perpetuação da história das pessoas na cidade. “É importante resgatarmos Nossa História através da história das pessoas que constroem o dia a dia da nossa cidade”, afirmou.

Os homenageados economizaram nas palavras. Além de agradecerem pelo convite, expressaram a emoção de participarem da solenidade.

“Estou muito, mas muito feliz por poder estar aqui contando um pouquinho da minha história nessa cidade que me abraçou e me deu tantas possibilidades”, declarou Sandra.

Servidor da Câmara, Fredson da Silva, “um carioca que hasteou a bandeira de São Paulo”, disse que o evento é muito “bacana” e que promove uma oportunidade de conhecer a história de outras pessoas.

Aniversariante do dia, Salomão Júnior, secretário-executivo da Pessoa com Deficiência de Osasco, completou 44 anos sentindo uma emoção “diferente”. “Nasci e fui criado em Osasco. Até aqui Deus tem sido muito generoso comigo. No meu aniversário, estar entrelaçado à bandeira do Brasil é uma emoção que não tem preço”, argumentou Salomão, ao falar do seu dia-a-dia à frente da Secretaria, que tem como objetivo tornar a cidade cada vez mais inclusiva, “conforme prevê o Art.5º da Constituição Federal”, salientou.

Idealizador do Programa, Sebastião Bognar falou sobre a necessidade de a sociedade se conscientizar e “buscar reflexões a respeito das limitações de cada um e ter como exemplo a resiliência das pessoas que ajudam a construir uma cidade melhor para todos”, finalizou.

Programa Nossa História

O Programa Nossa História, da Câmara de Osasco, é uma realização semanal da Frente Parlamentar Nossa História, criada em virtude dos preparativos para as comemorações dos 60 anos de emancipação político-administrativa de Osasco e do bicentenário da Independência do Brasil – datas que serão celebradas em 19 de fevereiro e 7 de setembro de 2022. Com o hasteamento de bandeiras, pretende-se estimular a prática do civismo e da cidadania.

Restrições eleitorais

Em respeito à legislação eleitoral, a Comunicação Institucional da Câmara de Osasco evita divulgar informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas a partidos políticos, entre outros cuidados. As referências nominais serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo, mantendo a política de transparência dos atos e ações da Câmara Municipal.

MULTIMÍDIA »» GALERIA DE FOTOS | VÍDEO | EDIÇÕES ANTERIORES