Geração de emprego é tema de reunião de vereadores com secretário municipal

por Comunicação — publicado 30/03/2022 14h30, última modificação 30/03/2022 14h34
Frente Parlamentar de Geração de Emprego, Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico recebeu Gelso Lima nesta quarta-feira (30)
Geração de emprego é tema de reunião de vereadores com secretário municipal

Foto: Robson Cotait.

Por Ana Luisa Rodrigues

A Frente Parlamentar de Geração de Emprego, Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico recebeu o secretário de Emprego, Trabalho e Renda, Gelso Lima, na manhã desta quarta-feira (30), para debater políticas públicas para geração de emprego na cidade.

Segundo a presidente da Frente Parlamentar, Elsa Oliveira (Podemos), é importante que Legislativo e Executivo trabalhem em parceria para que as discussões e decisões sejam mais eficazes. “Quando trabalhamos em equipe, alcançamos outro nível de eficiência e somos capazes de efetivamente transformar a vida das pessoas”, afirmou Elsa Oliveira, que questionou o quanto as empresas que se instalaram na cidade geraram empregos para cidadãos osasquenses.

Por outro lado, a parlamentar, que já esteve à frente da Secretaria de Trabalho, apontou uma das dificuldades que muitas empresas — especialmente as do ramo de tecnologia — têm para preencher as vagas de emprego oferecidas. “Pincipalmente nas áreas de tecnologia, a gente não consegue preencher as vagas que são oferecidas e isso não é uma particularidade só da nossa cidade. Por isso, precisamos de estratégias de qualificação para preparar o cidadão da nossa cidade para que ele seja capaz de preencher essas vagas”, frisou Elsa Oliveira.

Por este motivo, a Frente Parlamentar convidou o secretário da pasta para participar de sua reunião semanal. “Precisamos nos articular e fazer parcerias para estimular a qualificação e preparar as pessoas para o mercado de trabalho", afirmou Elsa.

Os parlamentares presentes na reunião abordaram questões sobre a geração de emprego para a população em maior vulnerabilidade, como mães solo, LGBTQIA+ e deficientes. Também foi discutida a possibilidade de as escolas municipais oferecerem aulas sobre novas tecnologias. “Política pública tem de ser para todo mundo, não podemos excluir ninguém. Enquanto gestores precisamos olhar para todas as comunidades e grupos”, mencionou a presidente da Frente.

Gelso Lima declarou que a secretaria vem promovendo muitas ações para estimular a geração de empregos, mas que ainda é preciso desenvolver muitas ações. “O poder público pode ser um facilitador para gerar empregos e promover transformações, mas é preciso usar as ferramentas de maneira mais adequada”, esclareceu Lima, ao reforçar a necessidade de desenvolver políticas públicas que gerem equidade.

O secretário apresentou dados sobre a geração de empregos na cidade, que segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), em 2021, bateu recorde com saldo positivo de 23.893 empregos registrados. Gelso Lima aproveitou para falar sobre a retomada de projetos, como do Observatório do Trabalho, que fornecerá dados estatísticos mais precisos sobre o emprego na cidade, incluindo dados sobre a dificuldade que as empresas possuem para preencher vagas.

“Estamos buscando soluções para criar condições para as pessoas que moram aqui tenham acesso às vagas de empregos. Podemos gerar muitas dessas condições com projetos de lei e indicações. Por isso, é necessário que haja essa parceria entre Executivo e Legislativo”, frisou Gelso Lima.

Além da presidente Elsa Oliveira e do secretário municipal Gelso Lima, participaram da reunião os vereadores Juliana da Ativoz (PSOL), Adauto (PDT), Julião (PSB), Carmônio Bastos (Podemos), Fábio Chirinhan (PP) e Michel Figueredo (Patriota).

MULTIMÍDIA