História do professor Anézio Cabral é contada na Câmara Municipal

por COMUNICAÇÃO — publicado 15/09/2022 14h30, última modificação 16/09/2022 13h11
Programa Nossa História celebra 100 anos do saudoso educador

Por Ana Luisa Rodrigues

Anézio Cabral foi secretário de Educação na gestão de Hirant Sanazar, o primeiro prefeito de Osasco. Com uma história de superação e paixão, Cabral completaria 100 anos em 2022 e, por isso, o patrono da EMEF Anézio Cabral recebeu uma homenagem póstuma durante a 54ª edição do Programa Nossa História, realizada na manhã desta quinta-feira (15).

Os convidados foram a diretora da EMEF, Vera Cruz; a professora Vanderli C. Mendonça; e o filho de Anézio Cabral, Carlos Magno Cabral.

Alunos do 4º ano da escola prestigiaram a solenidade de condução e hasteamento das bandeiras de Osasco, São Paulo e Brasil, que foram orgulhosamente conduzidas por Cabral, Vanderli e Vera, respectivamente.

O fotógrafo e filho de Anézio Cabral, Carlos Magno, contou a história do pai, um homem apaixonado pela educação. “Ele passou a vida em um orfanato, morou na rua, foi abrigado por pessoas que ofereceram oportunidades e aproveitou todas, sem nunca ter parado de estudar”, afirmou Cabral.

Cabral recordou que o pai, quando assumiu a cadeira de secretário de Educação de Osasco, na década de 1960, entrou em contato com a presidência dos Estados Unidos para conseguir a doação de centenas de latas de leite em pó para abastecer as unidades escolares da cidade. Com isso, ficou conhecido como o "secretário leiteiro".

Vanderli Mendonça atuou durante anos em outras unidades escolares de Osasco, apesar do sonho sempre ter sido trabalhar na "escola da árvore". A EMEF Anézio Cabral é representada sempre pela enorme árvore, com mais de 40 metros de altura que molda a sua entrada.

“É um orgulho trabalhar na [escola] Anézio. Sempre foi um sonho, desde que eu trabalhava em outras escolas. Há uma árvore na frente, que é o símbolo da Anézio. Ela parece abraçar a escola. É um organismo vivo, como a escola, cheia de vida, cheia de movimento. Conviver com essas pessoas engajadas em trabalhar para a educação é um orgulho para mim”, declarou a professora.

Diretora da escola desde 2019, Vera Cruz, que durante 40 anos atuou na educação de crianças com deficiência, temeu assumir uma nova função depois de tanto tempo. Mas a acolhida na escola e a grandeza da EMEF superaram as expectativas e a adaptação foi rápida, tranquila e hoje ela enaltece a história do patrono da escola.

“É uma honra ver esses alunos aqui conhecendo a história do patrono da nossa escola. É muito importante que cada um conheça e valorize a história do Anézio. A escola é maravilhosa, grande, com profissionais incríveis. É emocionante receber a homenagem. Ouvi a minha história e parecia que eu ouvia a história de outra pessoa”, contou Vera, feliz em participar da solenidade.

MULTIMÍDIA »» GALERIA DE FOTOS | VÍDEOEDIÇÕES ANTERIORES