Homenageados no Nossa História mostram histórias de coragem e fé

por COMUNICAÇÃO — publicado 14/07/2022 12h40, última modificação 15/07/2022 15h30
Não se abalar e seguir em frente foram as lições da 45ª edição do programa
Homenageados no Nossa História mostram histórias de coragem e fé

Fotos: Ricardo Migliorini/CMO.

Por Ana Luisa Rodrigues

“Cada ser em si carrega o dom de ser capaz e ser feliz”, diz a letra da canção "Tocando em Frente", de Almir Sater e Renato Teixeira. Ela resume a vida dos homenageados na 45ª Edição do Programa Nossa História, realizado na manhã desta quinta-feira (14), na Câmara de Osasco.

Luiz Carlos Bellacosa Warzeka (voluntário da Ordem dos Emancipadores de Osasco), Denise Ferreira de Souza Santos (servidora da Diretoria Municipal de Ensino) e Nanci Bobbis Marques (servidora da Secretaria de Habitação) conduziram e hastearam, respectivamente, as bandeiras do Brasil, de São Paulo e de Osasco.

Warzeka nasceu em 1951, quando Osasco ainda era um bairro da capital. Apaixonado pela cidade que viu se emancipar e crescer, lembra com carinho dos tempos de criança, quando as ruas ainda eram de terra batida. Com ampla formação acadêmica e técnica, hoje aposentado, dedica seu tempo às atividades na Ordem dos Emancipadores de Osasco e sonha em retornar à sala de aula.

“Observo que as pessoas que participam deste evento têm amor por essa cidade. Eu me emociono ao falar de Osasco. E fico muito mais feliz em ter feito parte dessa história, de contribuir para que a cidade chegasse aonde chegou. Temos sempre de manter a fé e agradecer pela vida”, comentou Warzeka, ao citar as histórias dos homenageados na edição de hoje.

A educação é a grande inspiração de Denise Ferreira dos Santos, servidora da Diretoria de Ensino de Osasco. Chegou à cidade ainda pequena, em 1968. Durante anos, atuou na área da educação e tinha um sonho, que persistiu até realizá-lo: se formar em pedagogia. Denise reconhece e agradece as oportunidades que teve em Osasco.

“Agradeço de coração por essa homenagem. Meus pais foram acolhidos por essa cidade. Tenho muito orgulho de falar sobre Osasco, sobre as oportunidades que ela me deu, e por todas as pessoas que passaram pela vida. Elas me inspiraram e me ajudaram a realizar meus sonhos”, destacou Denise.

Com uma história de dor e superação, Nanci Bobbis Marques estava acompanhada da filha Thyena, do amigo Dr. Amir Gomes dos Santos (presidente da Associação Comercial e Empresarial de Osasco) e do Secretário de Habitação Pedro Sotero, que comentou o quanto a história de Nanci é inspiradora.

“A Nancy me inspira todos os dias. Já a conhecia há muito anos de outras secretarias. Ela sempre nos inspirou e fico muito feliz com essa homenagem. É importante nós estarmos cercados de pessoas que nos inspiram”, afirmou.

Nanci, enfrentou um câncer de mama e a morte prematura do filho, de apenas 31 anos, com resiliência e fé. "Gostaria de agradecer a Deus pela oportunidade de viver. Eu não tenho muito o que falar, apenas agradecer. Eu tive muitos percalços. Ou eu enfrentava ou desistia. E acho que quando desistimos não vemos o final, e se não vermos o final não sabemos se daria certo. Perdi um filho e é uma dor muito maior do que ter um câncer. Meus valores hoje são outros.”, declarou Nanci.

José Geraldo Setter (presidente de honra da Ordem dos Emancipadores de Osasco), ressaltou a força dos que sonharam com a emancipação da cidade e de como esse sonho se realizou, em uma cidade que pulsa progresso. Margarete Banamete, que representou William Ruotti (dirigente Regional de Ensino), falou sobre a importância do evento na preservação da memória das pessoas que mantiveram a história da cidade viva.

O presidente da Frente Parlamentar Nossa História, vereador Rogério Santos, reforçou a necessidade de as pessoas manterem a União, a fé e a esperança, como está no Hino de Osasco. “Pelo momento que estamos vivendo mostra-se a necessidade de nos mantermos unidos. Política não é ambiente de guerra. Apesar das divergências, é preciso manter o foco e não podemos compactuar com a violência. Precisamos manter a paz. A fé em Deus sustenta a humanidade, mas a fé também promove a capacidade de construirmos e realizarmos. A vida da gente se transforma quando temos fé e jamais podemos perder a esperança, como nos mostraram os homenageados de hoje”.

MULTIMÍDIA »» GALERIA DE FOTOS | VÍDEO | EDIÇÕES ANTERIORES