Indicações propõem soluções para melhorias na saúde, segurança e meio ambiente

por Divisão de Comunicação publicado 10/11/2021 18h34, última modificação 10/11/2021 18h34
Vereadores deram entrada em diversas Indicações durante a 27ª Sessão Ordinária
Indicações propõem soluções para melhorias na saúde, segurança e meio ambiente

Foto: Ricardo Migliorini/CMO.

Por Ana Luisa Rodrigues

Para atender demanda criada com fiscalização, vereadores sugerem ao Poder Executivo Municipal alternativas para melhorar a qualidade de vida da população. Todas as semanas são encaminhadas centenas de Indicações, frutos das fiscalizações que os vereadores fazem nos bairros para verificar a necessidade de execução de serviços. Nesta semana, durante a 27ª Sessão Ordinária, realizada na terça-feira (9), algumas Indicações receberam destaque.

O vereador Julião (PSB) solicitou a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada no Jardim Piratininga e do Pronto Socorro do Jd. Novo Osasco. Recentemente, o mesmo parlamentar indicou a reestruturação da UBS do Jd. Veloso, justificando para esses casos “a necessidade de acomodar melhor os munícipes e melhorar o atendimento do local”.

Fábio Chirinhan (PP) indicou a implantação de uma Base Móvel Comunitária da Guarda Civil Municipal (GCM) no bairro de Presidente Altino. Emerson Osasco (Rede) atendeu à demanda dos profissionais do motofrete que atuam na região central de Osasco. O parlamentar indicou ao prefeito a implantação de bolsões de estacionamento para motos na Avenida Tenente Pires de Azevedo, próximo ao Osasco Plaza Shopping. “Fui procurado por trabalhadores dessa região, solicitando providencias no sentindo de implantar bolsões de motos com a finalidade de promover a melhoria de segurança de motociclistas e demais usuários”, afirma Emerson em sua justificativa.

Elsa Oliveira também atendeu demandas da saúde e sugeriu um estudo para distribuição gratuita de fraldas descartáveis para recém-nascidos de até 4 meses, de 2 a 4 anos, e crianças cujo a mãe fez pré-natal no Sistema Único de Saúde (SUS).

“As famílias em estado de vulnerabilidade são brutalmente mais afetadas e um dos primeiros itens dispensados é a fralda descartável. A presente Indicação visa atender às famílias que já fazem parte do Cadastro Único e, portanto, já são beneficiárias de programas sociais. As crianças devem estar matriculadas na rede pública de creches”, detalhou a parlamentar.

Já Josias da Juco que participa ativamente de reuniões do Conselho de Segurança (Conseg) e também atua no programa Vizinhança Solidária, recebeu solicitações de moradores dos bairros Jd. Conceição e Vila Yolanda, reclamando da falta de reposição de árvores cortadas. “Como parte de minhas atribuições, solicitei a gentiliza para seja realizada com maior brevidade possível a doação de mudas, melhorando ainda mais a arborização da cidade e qualidade de vida aos munícipes”, comentou o parlamentar.

Indicações

As proposituras chamadas "Indicações" são muito utilizadas pelos vereadores para atender demandas de execução simples, que dispensam a elaboração de projetos. Isso porque, segundo a Constituição Federal, os legisladores não podem apresentar projetos que impliquem custos ao Executivo. Contudo, o prefeito pode acatar as sugestões dos vereadores e apresentar projetos para serem votados no Legislativo.