JUCO recebe placa comemorativa por seus 60 anos

por Divisão de Comunicação publicado 27/04/2022 14h05, última modificação 28/04/2022 10h42
No dia 26 de Abril de 1962, Hirant Sanazar, com apoio de emancipadores, criou a JUCO
JUCO recebe placa comemorativa por seus 60 anos

Fotos: Ricardo Migliorini/CMO.

Por Ana Luisa Rodrigues

A noite de terça-feira (26) foi especial para a Juventude Cívica de Osasco (JUCO). A instituição criada em 1962 por Hirant Sanazar, o primeiro prefeito de Osasco, comemorou exatos 60 anos de existência com uma Sessão Solene especial para entrega de uma Placa Comemorativa do Legislativo municipal. O evento aconteceu na sede da própria entidade, localizada no Jd. Bela Vista.

A história da JUCO começou a ser contada com a emancipação do município e é marcada pelo apoio irrestrito de visionários que acreditavam que a educação é capaz de transformar o mundo. Propositor da honraria, Josias da JUCO (PSD), que carrega a marca da instituição em seu próprio nome, se emocionou com o evento e agradeceu a todos que durante décadas mantiveram vivo o ideal dos fundadores da Juco.

“Não tem como não se emocionar com essa data. A JUCO é a minha vida. Aqui é minha casa, onde começou minha vida, onde tive as melhores oportunidades, onde conheci os meus direitos e aprendi muito”, comentou o parlamentar, que presidiu a solenidade. O vereador, que sempre afirma que “uma vez Juco sempre Juco”, e expressou sua gratidão a todos os prefeitos, vereadores, diretores, lideranças, voluntários que apoiaram a instituição nas últimas seis décadas. “O ex-prefeito Francisco Rossi ajudou muito com o primeiro convênio, e o Rogério Lins, no pior momento da pandemia, manteve as bolsas dos alunos. Isso foi muito importante para os alunos que, muitas vezes, sustentam suas casas”, ressaltou.

O prefeito Rogério Lins (Podemos) e o presidente da Câmara Municipal, Ribamar Silva (PSD), prestigiaram o evento, apesar da agenda "apertada".

“A JUCO tem uma história que se confunde com a história da nossa cidade. Aqui, milhares de jovens foram capacitados e formados, se destacando no mercado de trabalho”, comentou o prefeito, ao lembrar, com carinho, das lições aprendidas com um dos maiores símbolos da instituição, o professor Daniel Barbosa, falecido em outubro de 2021, aos 86 anos.

“O professor Daniel tem todo nosso respeito e carinho. Todas as vezes que estive aqui, ele sempre tinha bons conselhos para me dar. Boas dicas e também bons puxões de orelha”, recordou o líder do Executivo.

Ribamar Silva, presidente da Câmara, contou histórias de quando o irmão, Rogério Silva, ex-vereador, era JUCO, e ele não. “Meu irmão usava aquela farda azul e eu ficava com vontade de usar e sair desfilando para os vizinhos verem”, disse Ribamar, ao parabenizar a presidente Daniela Yuri Barbosa de Andrade por continuar o legado idealizado pelo Professor Daniel. “Quero parabenizar a professora Daniela por honrar essa missão e parabenizar a todos que lutam por essa instituição tão séria e competente, que encaminha tantos jovens para o mercado de trabalho, mas que acima de tudo, forma cidadãos que fortalecem a nossa cidade”.

Primeiro prefeito a celebrar um convênio entre a JUCO e a prefeitura, Francisco Rossi, também homenageou o professor Daniel, que foi seu secretário de Educação em seu segundo mandato. “Ele era um apaixonado pela educação e deixou um grande legado, com resultados que vemos até hoje. Sabemos que o trabalho desenvolvido aqui é diferenciado".

Samuel Karasin, juiz titular da Vara da Infância e da Juventude e Osasco, declarou que a Juco faz toda a diferença na formação dos jovens, porque não quer que os jovens apenas adquiram um diploma, mas quer saibam conquistar resultados. "A Juco tem algo que faz toda a diferença, porque aqui se buscam resultados. E para conquistar resultados, as pessoas precisam se importar uma com as outras. Esse é o legado do professor Daniel. Para ele era importante que seus alunos estivessem protegidos. Ele queria mais que um diploma, ele queria que os alunos dessem resultados”, afirmou Karasin.

Sem conseguir conter as lágrimas, a presidente da JUCO, professora Daniela Yuri, resgatou memórias de quando ainda era criança e já frequentava a instituição com seu pai. Na sequencia, discorreu sobre as lutas da instituição.

“A JUCO é uma instituição ímpar, diferenciada, que foi fundada pela visão de grandes homens. A JUCO sempre resistiu e nunca desistiu. Não foi fácil e, na verdade, nunca será. Mas, os homens e mulheres de fé estão aqui para mostrar que tudo o que é semeado com amor e esperança nunca perece”.

Agenda

No próximo dia 7 de maio, às 9h30, no Ginásio de Esportes Prof. José Liberati, a JUCO fará uma solenidade para formatura de 400 jovens, das turmas 120 e 121. E nesta quinta-feira, dia 28 de abril, às 8h, o Programa Nossa História, da Câmara Municipal de Osasco, homenageará novamente a instituição, com a presença da professora Daniela Yuri — que conduzirá a bandeira do Brasil — e da coronel Érika Cristina Vassoler — responsável pela supervisão dos estágios da JUCO —, que conduzirá a bandeira de Osasco.

MULTIMÍDIA

Galeria de Fotos | Vídeo