Lágrimas e emoção marcam cerimônia de hasteamento das bandeiras

por Comunicação — publicado 08/04/2022 16h40, última modificação 12/04/2022 11h45
31ª edição do Nossa História homenageou pessoas com transtorno do espectro autista
Lágrimas e emoção marcam cerimônia de hasteamento das bandeiras

Fotos: Ricardo Migliorini/CMO.

Por Deniele Simões

Desde o dia 2 de abril, Osasco tem realizado uma série de ações em comemoração à Semana de Conscientização sobre o Autismo. Além da participação da Prefeitura de Osasco e de entidades privadas, a Câmara Municipal de Osasco mobilizou esforços na discussão do tema, na manhã da última quinta-feira (7), quando a 31ª edição do Programa Nossa História foi integralmente dedicada à conscientização sobre o assunto.

Marcada por muita emoção, a cerimônia reuniu pessoas com transtorno do espectro autista e familiares, além do vereador e presidente da Frente Parlamentar Nossa História, Rogério Santos (PL), que tem dedicado seu mandato à causa.

Participaram do hasteamento das bandeiras a vice-presidente da Associação Brasileira de Autismo Conexão (Abraac), Sheila Marcondes de Abreu Marques Salviato — a Cláudia Badu, que é mãe da jovem Gabriela Badu, diagnosticada com autismo — e a bailarina e atriz Ana Carolina Verutti, também diagnosticada com autismo.

Sheila Salviato hasteou a bandeira do Brasil e foi às lágrimas, ao contar a sua relação com o transtorno do espectro autista. Mãe de um garoto autista, Sheila começou a se envolver com a causa e ajudou a fundar a Abraac, que auxilia pessoas com autismo e seus familiares. “Através do nascimento do meu filho, Gabriel, eu entendi que Deus tinha uma missão na minha vida; que através dele eu pudesse ajudar outras pessoas”, disse, emocionada.

Claudia e Gabriela Badu hastearam a bandeira do Estado de São Paulo e deixaram claro ao público que o autista pode ser o que quiser, bastando apenas apoio para isso. “Estou muito emocionada e tenho que agradecer”, disse a jovem Gabriela, que é fluente em inglês, espanhol e japonês.

Gabriela também falou de seus sonhos e expectativas e da vontade de ser cantora, dubladora, modelo e neuropediatra no futuro. “Como disse a Gabriela, ela pode estar onde ela quiser estar, ser o que ela desejar ser. É por isso que eles nos ajudam a continuar a acreditar”, completou Claudia.

A bailarina Ana Carolina Verutti, de 17 anos, foi a responsável pelo hasteamento da bandeira de Osasco. A mãe da jovem, Iria Verutti, refletiu sobre a importância da conscientização sobre o transtorno do espectro autista.

Dono de uma oratória perfeita, o garoto Felipe, que é presidente mirim da Abraac, encantou a todos com seu discurso. O jovem contou como conheceu a instituição e sobre o apoio que tem recebido. “A Abraac veio me acolher porque é uma das clínicas que eu tinha como opção. Só preciso agradecer a vocês”.

Políticas Públicas

Para o vereador Rogério Santos, a Semana de Conscientização sobre o Autismo é um momento de celebração, mas também de muita reflexão. “Há uma prioridade na realização de ações para as pessoas autistas e seus familiares, que o município certamente já deu alguns passos importantes”, declarou.

O vereador é autor da Lei 4.841/2017, que institui em Osasco a política pública para garantia, proteção e ampliação dos direitos das pessoas com transtorno do espectro autista.
O parlamentar agradeceu o prefeito Rogério Lins por ter colocado ações em prática, mas afirmou que ainda é preciso avançar mais em termos de políticas públicas.

Santos destacou o papel da Abraac e outras associações que trabalham com autistas na complementação das políticas para o setor, graças à união das mães. “Há uma indignação quando a gente vê a ausência de algumas ações, mas há de se celebrar, também, porque os passos estão sendo dados”, finalizou.

Programa Nossa História

O Programa Nossa História, da Câmara de Osasco, é uma realização semanal da Frente Parlamentar Nossa História, criada em virtude das comemorações dos 60 anos de emancipação político-administrativa de Osasco e do bicentenário da Independência do Brasil, datas celebradas em 19 de fevereiro e 7 de setembro de 2022. Com o hasteamento de bandeiras, pretende-se estimular a prática do civismo e da cidadania. “Pensamos em criar um instrumento legislativo para que pudéssemos desenvolver atividades, eventos para trazer a nossa população de volta à questão do civismo, reforçando a importância de valorização da história”, explica o vereador Rogério Santos, presidente da Frente Parlamentar Nossa História.

MULTIMÍDIA

Galeria de Fotos 1 | Galeria de Fotos 2 | Vídeo | Edições Anteriores