Legislativo homenageia Ricardo Dias por lançamento de livro sobre comunidade negra

por Comunicação — publicado 01/12/2021 15h35, última modificação 01/12/2021 19h09
Jornalista, intelectual e multiartista, recebeu Moção de Aplauso por seu trabalho cultural

Vereadora Juliana da Ativoz mostra o novo livro de Ricardo Dias. Foto: Ricardo Migliorini/CMO.

Por Deniele Simões

O nome do jornalista, escritor, professor, ator e intelectual Ricardo Aparecido Dias foi destaque na 30ª Sessão Ordinária da Câmara de Osasco, realizada na última terça-feira (30). Os parlamentares aprovaram, por unanimidade, uma Moção de Aplauso pelo lançamento do livro “Memória da Comunidade de Cultura Negra de Osasco” – sexta publicação da carreira do multiartista, que estava presente no Plenário.

A vereadora Juliana da Ativoz (PSOL), autora da Moção, lembrou a importância do trabalho de Ricardo Dias para a cultura osasquense, especialmente no que diz respeito ao protagonismo do povo negro na cidade, retratado no livro recém-lançado. “É um livro riquíssimo e eu não poderia deixar de prestar essa homenagem ao Ricardo Dias. Recomendo que todos façam a leitura, que conheçam a nossa história e prestigiem um osasquense que faz e acontece, que mostra, em formato de livro, quem nós somos e onde nós merecemos estar”, declarou a parlamentar.

O vereador Emerson Osasco (REDE) também usou a tribuna para enaltecer as qualidades de Ricardo Dias. “É um senhor que tem uma elegância e um caráter ímpar. Quando ele cria esse livro, traz à tona um conteúdo mais que urgente, demonstrando que muitos negros e negras contribuíram para que a nossa cidade fosse o que é hoje”.

O vice-presidente da Câmara, vereador Josias da Juco (PSD), recordou a passagem de Ricardo Dias como professor na Juventude Cívica de Osasco (Juco) e como diretor teatral. “Foi um dos que incentivou as instituições a cantarem o Hino de Osasco. Na Juco, teve a oportunidade de nos ensinar e participar de eventos importantes na cidade de Osasco”.

Já a vereadora Elsa Oliveira (Podemos) enalteceu a atuação de Ricardo Dias como seu professor no Centro Universitário Unifieo, no curso de Jornalismo. “Na época da faculdade, era incrível a maneira como ele ministrava as aulas, com amor e carinho. A gente se sentia abraçado com tanta inteligência, com tanta delicadeza”, recordou.

Por fim, Elsa parabenizou Ricardo Dias pelo trabalho incansável na área cultural, sobretudo na ênfase dada à cidade de Osasco. “Parabéns ao Ricardo Dias, meu eterno professor. Porque ele fala de cultura, fala da cidade. E o amor que ele sente por isso e a dedicação são incríveis”, concluiu.

MULTIMÍDIA

Galeria de Fotos | Vídeo