Legislativo osasquense aprova nomes para o Prêmio Mulher de Destaque

por Comunicação — publicado 09/03/2022 15h20, última modificação 09/03/2022 16h24
Oito projetos foram aprovados na Sessão desta terça-feira (8)
Legislativo osasquense aprova nomes para o Prêmio Mulher de Destaque

Foto: Robson Cotait.

Por Deniele Simões

A Câmara Municipal de Osasco aprovou nesta terça-feira (8), durante a 4ª Sessão Ordinária, os nomes das mulheres que serão homenageadas na solenidade do Prêmio Mulher de Destaque.

O Projeto de Decreto Legislativo 01/2022, de autoria da Mesa Diretora da Casa, foi aprovado em Discussão Única com 16 votos favoráveis. Como houve a apresentação de uma emenda, aprovada com 14 votos, a matéria deverá passar por nova votação na próxima semana.

Instituído em 2016 na Câmara de Osasco, o Prêmio Mulher de Destaque é concedido a mulheres que se destacam no mercado de trabalho em Osasco, além da atuação nas áreas social, racial e política. A última edição do prêmio aconteceu em março de 2018, quando 17 mulheres foram homenageadas. Na edição deste ano, os vereadores escolheram 14 mulheres para a premiação.

Em decorrência da pandemia de Covid-19, nos anos de 2020 e 2021 a solenidade alusiva à data não foi promovida.

Na edição deste ano serão homenageadas as seguintes personalidades femininas: Deise Moraes de Oliveira, Erika Nascimento Galdino, Elisangela do Nascimento Vieira, Luciana Cobo Fogaça da Silva, Dra. Rosana Rossato, Mylene Gonçalves da Silva, Noêmia Tenória da Silva Martins, Sônia Bone Guajajara, Vera Aparecida Silveira de Camargo, Fernanda Firmino de Moraes, Elizete Kimie Kyota, Maria Elizabete da Silva Monteiro, Terezinha Maria dos Santos e Vera Cruz.

Outras Homenagens

Durante a Ordem do Dia da sessão desta terça, além dos nomes para o Prêmio Mulher de Destaque, os vereadores aprovaram outros sete projetos de decreto legislativo para a concessão de honrarias, em Discussão Única.

As homenagens devem ser entregues ainda neste ano, em solenidades com datas ainda a serem marcadas.

Aniversário do Cipava

Os vereadores também aprovaram, em Primeira Discussão, o Projeto de Lei 67/2021, de autoria do vereador Michel Figueredo. A matéria institui no Calendário Oficial da cidade o “Dia do Aniversário do Bairro Cipava”, a ser comemorado anualmente em 14 de setembro.

Localizado na região Sul do município, o Cipava tem cerca de 12,5 mil moradores e surgiu na década de 1960.

O texto ainda deve passar por nova votação para que possa ser apreciado pelo prefeito Rogério Lins (Podemos), que tem poder de sancionar ou vetar.

Veja a lista de todos os projetos aprovados na 4ª Sessão Ordinária da Câmara de Osasco:

Primeira Discussão
1. PROJETO DE LEI N.º 67/2021 – MICHEL FIGUEREDO – Institui no Calendário Oficial do Município de Osasco o “Dia do Aniversário do Bairro Cipava”. (Aprovado por unanimidade – votação simbólica)

Discussão Única
1. PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N.º 1/2022 – MESA DIRETORA – Concede o Prêmio Mulher de Destaque às mulheres que especifica. (Aprovado com 16 votos favoráveis e 1 emenda, que recebeu 14 votos favoráveis)
2. PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N.º 12/2020 – RALFI – Dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Osasquense a José Rafael da Silva. (Aprovado com 15 votos favoráveis)
3. PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N.º 02/2022 – RALFI – Dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Osasquense a Tarcísio Gomes de Freitas. (Aprovado com 15 votos favoráveis)
4. PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N.º 9/2021 – PELÉ DA CÂNDIDA – Dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Osasquense ao Sr. Saltore de Jesus Pegoraro. (Aprovado com 16 votos favoráveis)
5. PROJETO DE LEI N.º 122/2021 – FABIO CHIRINHAN – Dispõe sobre a denominação da Creche Professor Manoel da Silva. (Aprovado com 14 votos favoráveis)
6. PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N.º 7/2021 – JOSIAS DA JUCO – Dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Osasquense ao Sr. Gilmar Del Barco Júnior – “Dingos”. (Aprovado com 16 votos favoráveis)
7. PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N.º 13/2020 – JOSIAS DA JUCO – Dispõe sobre a concessão de Cartão de Prata ao Senhor Marco Antônio Cury. (Aprovado com 16 votos favoráveis)
8. PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N.º 27/2022 – EMERSON OSASCO – Dispõe sobre a concessão de Troféu João Cândido – Almirante Negro a Gustavo Vinícius Gomes de Sousa. (Aprovado com 15 votos favoráveis)