Maio Amarelo em Osasco

por Divisão de Comunicação publicado 13/07/2018 12h28, última modificação 13/07/2018 12h28
Movimento cria ações de conscientização para trânsito mais seguro.

A Lei nº 4.837/2017 é do Vereador Josias da Juco (PSD), e institui no Calendário Oficial do Município o mês "Maio Amarelo". O objetivo é criar ações coordenadas entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade para discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige.

De acordo com o Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito de São Paulo, o Infosiga, entre janeiro de 2015 e maio de 2018, Osasco registrou 226 vítimas de acidentes de trânsito nas ruas, avenidas e rodovias que cortam a Cidade. Desse total, 70% foram motociclistas ou pedestres. O número de vítimas fatais de acidentes de trânsito nas sete cidades que abrangem a região Oeste da Grande São Paulo é 676, em pouco mais de três anos. Desse total, 33% foram vítimas em Osasco. “Esse número me deixou assustado. Precisamos educar e chamar a atenção principalmente dos pedestres para que andem nas calçadas, atravessem nas faixas de segurança e respeitem os sinais luminosos de travessia”, explicou o Vereador Josias.

A iluminação da Ponte Metálica, na região central de Osasco, é uma das ações da Prefeitura Municipal para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

De acordo com o Diretor do Departamento de Trânsito do Demutran de Osasco, Claudenes Degnini, o Município tem realizado ações de prevenção a acidentes de trânsito. Nas escolas, estão acontecendo palestras educativas, que incluem uma pista de trânsito móvel, a distribuição de broches com o laço amarelo, símbolo da campanha, além de anúncios em ônibus e pontos de ônibus, nas redes sociais da Prefeitura e material educativo impresso. “Além dessas ações, a cidade está em processo de instalação, e nos próximos dias já começarão a funcionar os radares de velocidade”, afirma Degnini. De acordo com Claudenes, já existem 5 equipamentos de fiscalização de avanço de sinal vermelho e parada sobre faixa de travessia instalados na cidade.