Mais de 700 indicações são apresentadas durante o Recesso Parlamentar

por COMUNICAÇÃO — publicado 04/08/2022 10h25, última modificação 04/08/2022 10h29
Gabinetes mantiveram ritmo de atendimento e produção

Por Ana Luisa Rodrigues

A Câmara Municipal não parou no Recesso Parlamentar. Durante o mês de julho, os gabinetes produziram 721 indicações ao Executivo, 522 delas efetivadas através do serviço 156, também disponível ao munícipe através de telefone ou aplicativo.

A indicação parlamentar é um instrumento que, se aprovado pelo Plenário, sugere ao Poder Executivo Municipal que tome providências de sua responsabilidade. Geralmente, as indicações apresentam sugestões relativas à manutenção, reformas, obras, limpeza urbana e projetos que vão além da competência legislativa.

André Patrício, servidor efetivo da Divisão de Serviços Legislativos, explica que as indicações são importantes para cumprir o papel de assessoramento do Legislativo e uma oportunidade de os vereadores atenderem às demandas efetivadas pelo papel de fiscalização dos serviços do Executivo.

“O cumprimento das indicações por parte da prefeitura não é obrigatório. É o Executivo que define, com o cronograma de serviços de cada secretaria ou departamento, quando a demanda será atendida. Mas as indicações cumprem um papel essencial para o Legislativo, já que a fiscalização dos serviços prestados pelo Executivo é um dos papéis desempenhados pelos vereadores”, afirmou.

Nos gabinetes, a demanda para inserção das indicações no sistema chega através de diversos canais. Segundo o assessor parlamentar André Ramos, o principal canal de captação de demandas de serviços são os números de WhatsApp do próprio vereador e do gabinete, além das redes sociais e e-mail oficial, disponível no site da Câmara Municipal (www.osasco.sp.leg.br).

“Na maioria das vezes, o vereador traz a demanda dos serviços de zeladoria quando está na rua. Além da demanda do vereador, os meios eletrônicos são porta de entrada de muitas solicitações da população. Nós, assessores e o próprio vereador, verificamos o status da solicitação, fazemos a inserção no sistema e acompanhamos a execução do serviço”, comentou Ramos.

O Recesso Parlamentar suspende apenas as Sessões Ordinárias, mas a Casa de Leis segue de portas abertas. O trabalho interno e os atendimentos nos gabinetes não pararam durante o período encerrado na última segunda-feira (01).

registrado em: