Major da PM orienta servidores da Câmara sobre violência doméstica

por osa — publicado 30/10/2017 15h56, última modificação 04/01/2018 11h36
Palestra esclareceu sobre violência contra crianças e adolescentes, animais, idosos e mulheres.

A Major Eunice Rosa, da Polícia Militar de São Paulo, ministrou a palestra “Paz no Lar”, na Câmara Municipal de Osasco, na manhã da última sexta-feira (27). A policial abordou o tema Violência Doméstica, passando orientações a servidores do Legislativo Municipal e outras pessoas que prestigiaram a palestra, realizada no Plenário Tiradentes. 

De acordo com a Major Eunice Rosa, o objetivo da palestra foi levar reflexão aos participantes sobre os conflitos que podem acontecer dentro de um lar e que estão relacionados à violência contra o idoso, contra os animais, contra crianças e adolescentes e também contra a mulher. 

Segundo a policial, a violência contra a mulher, estatisticamente, é a forma mais praticada de violência praticada no Brasil. “A cada 10 registros de ocorrências de violência doméstica, em nove a mulher é a vítima”, explicou.

LEI MARIA DA PENHA

Ao abordar a violência contra a mulher, a palestrante falou sobre os avanços trazidos pela Lei Maria da Penha. Entre eles estão mudanças na legislação, com a tipificação de certos crimes como violência doméstica, proporcionando um tratamento diferenciado para a vítima. 

Outro benefício trazido pela legislação foi o advento das Delegacias da Mulher, onde as vítimas são acolhidas e atendidas por policiais civis femininas. A Major Eunice também cita o atendimento médico, psicológico e a criação das casas-abrigo, que atendem as mulheres vítimas de violência. 

Mesmo com o avanço trazido pela lei, muitas mulheres ainda não têm coragem de denunciar os agressores. É o que se chama de “sofrimento calado”. Segundo a policial, isso acontece porque muitas mulheres acham que a situação vai mudar e que a agressão não vai durar para sempre. 

Outro problema que faz com que as mulheres não denunciem é o medo de sofrer consequências financeiras por parte do agressor.

A Major Eunice deixou claro que a melhor maneira de evitar a violência é a disseminação da informação. “É necessário que as mulheres sejam instruídas a esse respeito para que tenham coragem e fortaleçam a sua autoestima para quebrar esse ciclo e buscar ajuda e a felicidade”, explicou. 

FAZER AS LEIS SEREM CUMPRIDAS

Ao final da palestra, a policial lembrou que o Brasil possui leis importantíssimas relacionadas à proteção, como Estatuto da Criança e do Adolescente e o Estatuto do Idoso, mas que não são cumpridas integralmente. 

Nesse sentido, as palestras são fundamentais para a disseminação de conhecimento. “Eu sempre convido as pessoas que assistem às palestras a se mobilizarem, a buscarem que isso realmente se efetive, através de vereadores, de prefeitos, de pessoas influentes no mundo político para que o poder público proporcione aquilo que a lei determina”, declarou.  

O Presidente da Câmara de Osasco, Verador Elissandro Lindoso (PSDB), ressaltou que o tema abordado pela Major Eunice é de extrema importância para todos e que, diante da complexidade da violência doméstica, ajudar uma família já é de bom tamanho para o enfrentamento do problema. 

 
Veja as imagens do evento e assista ao vídeo da campanha "Quem ama abraça"