Manifestantes pedem moradias e são recebidos por vereadores de Osasco

por Divisão de Comunicação publicado 10/08/2021 20h55, última modificação 10/08/2021 21h00
Moradores da Ocupação Esperança pediram agilidade na apreciação do projeto que define o terreno como Zona Especial de Interesse Social
Manifestantes pedem moradias e são recebidos por vereadores de Osasco

Manifestantes conversam com vereadores (foto: Robson Cotait)

Por Ana Luísa Rodrigues

Na manhã desta terça-feira (10), centenas de moradores da Ocupação Esperança, no Jardim Santa Fé, estiveram na Câmara Municipal de Osasco, antes do início da 17ª Sessão Ordinária, que contou com a presença do prefeito Rogério Lins.

Uma comissão liderada pela advogada do Movimento Luta Popular por Moradias, Irene Maestro, foi recebida pelo presidente da Câmara, vereador Ribamar Silva e pelos parlamentares Carmônio Bastos (Podemos), Josias da Juco (PSD), José Carlos Santa Maria (Patriota), Rogério Santos (PL), Juliana da Ativoz (PSOL) e Joel Nunes (Republicanos).

“A luta pela regularização de moradias é uma demanda que há anos é pautada na Câmara Municipal, mesmo com os avanços alcançados pelo município, sabemos que há muita coisa para ser feita. Ouvir a demanda e buscar soluções para essa questão é um dos nossos compromissos”, comentou Ribamar.

ZEIS

Os representantes do movimento solicitaram ao presidente da Câmara agilidade na apreciação do Projeto de Lei Complementar n° 16/2020, que define o terreno como ZEIS (Zona Especial de Interesse Social), e caso aprovado resguarda condições de moradia digna para essa população.

A vereadora Juliana da Ativoz (PSOL) que acompanhou os manifestantes elogiou a postura de Ribamar Silva. “Fomos muito bem recebidos. Isso foi muito importante porque essa escuta da população faz toda a diferença”.

Após serem recebidos por Ribamar Silva, os moradores se dirigiram para a Prefeitura de Osasco onde foram recebidos pelo secretário de Habitação, Pedro Sotero. De acordo com representantes dos moradores, a manifestação acontece em momento em que o proprietário do terreno busca reintegração de posse.