Marketing de influência vai além do mundo digital
Por Charles Nisz
Quando pensamos em marketing de influência, logo associamos o assunto às redes sociais. Mas o marketing começa com as pessoas do círculo social de cada um.
Para capacitar os servidores da Câmara Municipal de Osasco sobre o tema, a especialista Natália Costa fez uma palestra na manhã desta quinta-feira (23).
Natália começou sua exposição falando de como as redes sociais mudaram a relação das pessoas com o conteúdo. “Hoje todo mundo consome, mas também produz conteúdo”.
Prova do que a especialista disse é o aumento do tempo em que as pessoas passam no celular. Em 2019, as pessoas gastavam 4,1 horas diárias no telefone. Agora, em 2022, são 5,4 horas — um aumento de 31%.
De acordo com Natália, “para influenciar pessoas não existe uma fórmula mágica, mas existem alguns passos a serem seguidos e principalmente saber o que não fazer, para a estratégia dar certo”.
Formada em Publicidade e Propaganda, pós-graduada em mídias sociais pela PUC/SP, Natália trabalha há 13 anos com marketing digital e falou do uso das redes sociais para campanhas e para comunicação política.
“As empresas coletam cada vez mais dados sobre nossos hábitos de vida e consumo”. Segundo a especialista, isso propicia um conteúdo cada vez mais direcionado para cada público específico.
“Nem sempre postar muito conteúdo e mandar esse material para todos seus seguidores vai ser algo efetivo. Um conteúdo intensivo pode cansar o leitor e fazer com que você seja bloqueado ou silenciado nas redes. O segredo é conhecer bem cada segmento eleitoral e direcionar os conteúdos conforme os interesses”, resumiu Natália.