Médico com 37 anos de atuação em Osasco recebe Moção de Aplauso

por Comunicação — publicado 06/04/2022 15h05, última modificação 06/04/2022 17h17
Dr. Michel Gebara trabalha na Policlínica da Zona Sul no enfrentamento da tuberculose

Por Charles Nisz

A pandemia de Covid-19 reverteu anos de progresso global no combate à tuberculose e, pela primeira vez em mais de uma década, as mortes pela doença aumentaram, de acordo com o relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2021.

Cerca de 1,5 milhão de pessoas morreram de tuberculose em 2020, um aumento de 25% em relação ao ano anterior. O aumento aconteceu nos 30 países que concentram 90% dos casos. O Brasil é o terceiro nesse ranking.

O médico tisiologista Michel Gebara, que atua em Osasco há 37 anos no combate à tuberculose, recebeu a Moção de Aplauso 64/2022 proposta pelo vereador Michel Figueiredo (Patriota) durante a 8ª Sessão Ordinária de 2022, nesta terça-feira (05).

“Trabalhei sete anos na Secretaria de Saúde e todos os dias ouvia elogios ao trabalho do doutor Michel Gebara no combate à tuberculose e outras doenças infecciosas de pulmão. Ele representa muito em nossa cidade”, disse o vereador, em discurso no Plenário Tiradentes na justificativa da moção.

Lúcia da Saúde (Podemos) também comentou sobre a atuação de Gebara no município, que atualmente atende na Policlínica da Zona Sul. “Um bom médico faz muita diferença numa cidade. Profissionais de saúde precisam estar na linha de frente das políticas públicas do setor”, disse ela, que também comentou sobre o estigma ainda existente ao redor da tuberculose. “As pessoas ainda têm muito medo da doença, mas se tratada corretamente, 85% dos pacientes se curam e não afetam quem convive com eles. Muitos ainda chegam ao cúmulo de separar os utensílios domésticos usados pelo doente”, afirmou Lúcia.

MULTIMÍDIA

Galeria de Fotos | Vídeo