Moção agradece chegada do Bom Prato Móvel por Osasco

por Comunicação — publicado 22/03/2022 17h40, última modificação 23/03/2022 08h58
Política alimentar do governo estadual foi iniciada na zona norte da cidade
Moção agradece chegada do Bom Prato Móvel por Osasco

A vereadora Elsa Oliveira. Foto: Ricardo Migliorini/CMO.

Por Charles Nisz

Durante a 6ª Sessão Ordinária de 2022, realizada nesta terça-feira (22), a vereadora Elsa Oliveira (Podemos) apresentou uma Moção de Agradecimento ao governador João Doria (PSDB) pela chegada do Bom Prato Móvel.

“Em janeiro fiz um requerimento pedindo a instalação de um Bom Prato Móvel na cidade. O pedido era para propiciar refeições de qualidade a mais pessoas na cidade. O caminhão já está funcionando no Jardim Ayrosa, onde ficará dois meses e meio oferecendo 300 refeições por dia”, explicou Elsa. Segundo ela, descentralizar as políticas públicas de combate à fome é uma maneira de lidar com a crise econômica trazida pela pandemia da covid-19 e agora também com a guerra na Europa.

Pelé da Cândida (MDB) comemorou a chegada do equipamento do governo do estado à cidade: “Fico muito feliz que a zona norte da cidade, uma região pela qual eu trabalho muito, vai sediar o Bom Prato Móvel até o fim de maio”.

O novo serviço do governo estadual começou a funcionar oficialmente nesta segunda (21), com a instalação de 20 unidades do Bom Prato Móvel pelo território paulista, cujo intuito é aumentar o atendimento dos restaurantes do programa, especialmente em regiões mais distantes do estado.

Além de Osasco, os municípios de Ribeirão Pires, Guarulhos, Campinas, Várzea Paulista e Ferraz de Vasconcelos já estão contando com o serviço. Na Capital há mais duas unidades em funcionamento: em Perus e Santo Amaro. O principal objetivo é alcançar bolsões de pobreza a mais de 2 km de uma unidade fixa.

Para selecionar as localidades que receberão as unidades móveis, o governo estadual levou em conta a densidade populacional, vulnerabilidade social e também a distância das unidades fixas.

Conforme as informações prestadas pelo governador em coletiva nesta segunda, o transporte dos alimentos será feito em caixas hotbox, que garante a segurança sanitária e a temperatura das refeições.

Já o preço das refeições não sofreu alteração e continua sendo R$ 1. Doria anunciou ainda a prorrogação da gratuidade de refeições do Bom Prato às pessoas que estão em situação de rua e são cadastradas pelas prefeituras locais até o dia 31 de julho deste ano.