Moção em memória do vereador Ni da Pizzaria emociona plenário da Câmara

por Comunicação — publicado 17/02/2022 16h25, última modificação 17/02/2022 18h03
Ex-vereador foi uma das 640 mil vítimas da covid-19 no país
Moção em memória do vereador Ni da Pizzaria emociona plenário da Câmara

O falecido vereador Ni da Pizzaria.

Por Charles Nisz

Durante a 2ª Sessão Ordinária do ano de 2022, uma homenagem ao ex-vereador Valdenir Luiz de França, o Ni da Pizzaria, causou comoção nos parlamentares no plenário. Propositor da moção, o vereador Pelé da Cândida (MDB) comentou ter perdido não apenas um colega de legislatura, mas também um amigo. “Com ele, aprendi a confrontar menos e dialogar mais. O Ni sempre estava disposto a debater e orientar os colegas”.

Julião (PSB) relembrou a atuação de Ni da Pizzaria em prol da região do Jd. Veloso. “Muitos projetos propostos por ele e aprovados aqui na Câmara ajudaram o bairro. Ele estava sempre presente para atender as demandas da comunidade”.

Segundo Josias da Juco (PSD), a atuação de Ni, apesar de marcante, sempre foi discreta. “Vereador nem sempre discutia as propostas no microfone. Ni era muito articulador, trabalhava nos bastidores e ia para a rua para resolver os problemas da cidade. Incentivava projetos de esporte para jovens e crianças”, afirmou.

Um dos sonhos de Ni da Pizzaria era a reforma do campo de futebol do São Pedro, localizado na Cidade das Flores, que foi modernizado em maio de 2021 e sedia um projeto social para crianças. Em breve, ele será batizado com o nome do falecido parlamentar e passará a se chamar Arena Ni da Pizzaria - São Pedro.

Ralfi Silva (Republicanos) comentou sobre outro projeto relevante proposto por Ni da Pizzaria: “Osasco foi uma das pioneiras na aprovação do teste do pezinho ampliado. Esse exame é capaz de detectar até 48 doenças em recém-nascidos e foi um trabalho conjunto entre Rogério Santos, o Ni e eu”, disse ele.

O depoimento mais forte veio do presidente da Casa, Ribamar Silva (PSD). “Assim como o Ni, estive internado em estado grave por conta da covid-19. Graças a Deus, consegui sobreviver, mas infelizmente não pude fazer nada pelo meu amigo”. Silva teve outra perda causada pela pandemia — sua irmã mais velha, também vitimada pela covid-19.

Ni da Pizzaria teve uma trajetória marcada por muita superação. Natural de Ourizona (PR), ele chegou a Osasco ainda bebê e foi morador de favela. Morador do Jardim Veloso por mais de 50 anos, o vereador desenvolvia um forte trabalho social e se elegeu vereador no pleito de 2016 com 4.891 votos. Foi reeleito para a atual legislatura da Câmara de Osasco (2021-2024), mas faleceu antes de assumir. Atuava nas áreas de obras, infraestrutura e zeladoria dos bairros, além de levar as demandas ao Executivo e fiscalizar sua atuação.

MULTIMÍDIA

Galeria de Fotos | Vídeo