Moção lamenta morte do ilustrador e artista plástico Elifas Andreato

por Comunicação — publicado 13/04/2022 12h15, última modificação 14/04/2022 08h42
Artista criou mais de 360 capas de discos de cantores brasileiros
Moção lamenta morte do ilustrador e artista plástico Elifas Andreato

Divulgação.

Por Charles Nisz

Durante a 9ª Sessão Ordinária de 2022, realizada nesta terça-feira (12), o artista plástico brasileiro Elifas Andreato, falecido em 29 de março de 2022, recebeu homenagem por meio de uma Moção de Pesar. A moção foi proposta pelo vereador Rogério Santos (MDB).

Nascido no Paraná em 1946, Elifas Andreato atuou em vários campos das artes plásticas, como ilustrador e designer. O artista ganhou notoriedade nos anos 1970 e 1980 ao criar as capas de mais de 360 discos e LPs de artistas da MPB.

“O traço poético com profundo sentido social definiu o trabalho de Elifas como um ícone de toda uma geração”, disse Rogério Santos, ao justificar a propositura da moção.

Além das capas de discos, Andreato também ilustrou as capas de livros de autores da literatura brasileira . A mais famosa dessas capas é do livro Legião Estrangeira, da escritora Clarice Lispector.

Santos relembrou a ligação da obra de Andreato com a emancipação de Osasco: “Em 1982, por conta dos 25 anos da emancipação de Osasco, Andreato criou um monumento instalado na prefeitura, em frente ao Fundo Social de Solidariedade”.

Conforme o parlamentar do MDB, o monumento serviu de inspiração para um troféu oferecido em premiações oferecidas na cidade.

MULTIMÍDIA

Galeria de Fotos 1 | Galeria de Fotos 2Vídeo