Moção parabeniza deputada federal por trazer “Carreta da Saúde” a Osasco

por Comunicação — publicado 14/12/2021 19h55, última modificação 15/12/2021 14h07
Maria Rosas viabilizou atendimento às mulheres na cidade

Por Charles Nizs

Durante a 32ª Sessão Ordinária de 2021, os vereadores osasquenses aprovaram uma Moção de Aplauso para a deputada federal Maria Rosas (Republicanos), por ter viabilizado a vinda a Osasco do projeto “Cuidando delas”, iniciativa do governo estadual sobre a saúde da mulher.

A Moção de Aplauso é de autoria do vereador Joel Nunes (Republicanos), colega de partido da parlamentar.

“Foram realizados exames gratuitos de mamografia e Papanicolau. E essa atitude de trazer a carreta para Osasco visava atenuar a espera na fila do sus”, comentou o republicano.

Michel Figueiredo, vereador do Patriota, elogiou a Moção de reconhecimento ao Programa Cuidando Delas: “A prevenção não pode esperar. O diagnóstico é um procedimento fundamental em qualquer tratamento médico”, disse.

A vereadora Elsa Oliveira (Podemos) ressaltou a especificidade da saúde da mulher: “Cada vez que subo nesta tribuna faço questão de abordar o tema. Fazer exames preventivos é importante, pois muitas doenças são silenciosas”.

Já a vereadora Lúcia da Saúde (Podemos) comentou sobre como os diagnósticos precoces podem evitar tratamentos mais invasivos e mesmo alongar a vida dos pacientes: “Muita gente só descobre um câncer quando a doença já está em estágio avançado. Esse programa pode ajudar a evitar o sofrimento de muitos pacientes”, disse ela.

A iniciativa estadual oferece mamografias gratuitas e sem necessidade de pedido médico ou agendamento para mulheres de 50 a 69 anos. Em Osasco, a carreta ficou estacionada durante o mês de novembro na Avenida José Lourenço, Jd. Jaguaribe.

Durante o atendimento dessas carretas, caso sejam detectadas alterações no exame ou suspeita de câncer, a paciente é encaminhada a um serviço de referência do SUS, onde fará exames complementares, acompanhamento ou tratamento, conforme as particularidades de cada caso.

Para contribuir com a agilidade e qualidade do diagnóstico, além do mamógrafo, cada carreta possui um conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários. Há equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem e funcionários administrativos.

MULTIMÍDIA

Galeria de Fotos | Vídeo