Moção relembra 35 anos de combate mundial ao uso e tráfico de drogas

por Comunicação — publicado 29/06/2022 11h05, última modificação 29/06/2022 17h48
Data foi criada em 1987 pela Organização das Nações Unidas

Por Charles Nisz

Segundo informações do Escritório das Nações Unidas para o Combate às Drogas, 275 milhões de pessoas usaram drogas em todo o mundo em 2021. Esse número representa um aumento de 22% na comparação com o ano de 2010.

Para relembrar o dia 26 de junho de 1987, data instituída pela ONU como Dia Internacional de Combate às Drogas, a vereadora Cristiane Celegato (Republicanos) apresentou a Moção de Apoio 192/2022 durante a 20ª Sessão Ordinária de 2022, realizada nesta terça-feira (28).

Josias da Juco (PSD), presidindo a mesa dos trabalhos, declarou que a adição de drogas “é um problema que ainda afeta muitas pessoas”. O parlamentar do PSD também ressaltou que o Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas é “um modelo para todo o Estado de SP”.

Cristiane Celegato, propositora da Moção, adicionou outro dado impactante. “36 milhões de usuários sofrem transtornos mentais por conta da drogadição, contra 27 milhões afetados em 2010, um aumento de 33% em uma década.

A vereadora também falou de políticas das três esferas para combate ao uso de drogas. “O governo federal anunciou o Plano Nacional de Políticas Sobre Drogas e, aqui em Osasco, teremos três clínicas para tratamento de usuários, em parceria com o governo estadual”.

Elsa Oliveira (Podemos) ressaltou como o tema é largamente discutido na Casa: “Precisamos fazer esse debate sempre e a criação do selo “Digo Não às Drogas” é mostra do esforço da Câmara em agir sobre o assunto”, disse ela.

Rogério Santos (MDB) disse que a Câmara irá sediar uma audiência do COMPOD - Conselho Municipal De Políticas Sobre Drogas, que será realizada em 10 de agosto. Por fim, o vereador Ralfi Silva (Republicanos) ressaltou a importância do tema e de “olhar para usuários e seus familiares afligidos por esse mal”.

MULTIMÍDIA »» GALERIA DE FOTOSVÍDEO