Moções enfatizam campanhas de saúde feminina no mês de março

por Comunicação — publicado 15/03/2022 17h55, última modificação 16/03/2022 17h45
Campanhas focam na prevenção do câncer de útero e da endometriose

Por Charles Nisz

Durante a 5ª Sessão Ordinária de 2022, realizada nesta terça-feira (15), duas moções de Apoio, ambas propostas pela vereadora Elsa Oliveira (Podemos), abordaram temas relacionados à saúde da mulher.

A Moção de Apoio 27/2022 tratou do Março Lilás, uma campanha com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino. “Infelizmente, muitas mulheres perdem a vida por falta de diagnóstico da doença”, lamentou a parlamentar do Podemos.

“Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de colo do útero é o terceiro tipo de tumor mais frequente nas mulheres e a quarta maior causa de morte feminina. Além do uso de preservativo em relações, há uma vacina para prevenir a transmissão do papilomavírus, causador das doenças que irão desembocar no câncer”, destacou Elsa.

No SUS, a vacina está disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. A vacina contra o HPV previne 70% dos casos de câncer de colo do útero e 70% das verrugas genitais. Para prevenir as doenças do colo do útero, é necessário fazer o exame do papanicolau. Se descoberto precocemente, esse tipo de tumor é curável.

Já a Moção de Apoio 28/2022 trata do Março Amarelo, campanha de prevenção contra outra doença ginecológica — a endometriose, uma inflamação do tecido uterino. A doença acomete 176 milhões de mulheres e causa infertilidade em cerca de 4,3% da população feminina em todo o mundo. Isso por que há uma demora em diagnosticar a doença (9 anos, em média).

Para a vereadora Juliana da AtivOz (PSOL), são campanhas importantes: “No SUS, por conta da demanda - agravada por causa da pandemia - há muita fila para consultas e exames capazes de detectar a doença com rapidez”.

Lúcia da Saúde, também do Podemos, sugeriu uma visita do secretário de Saúde municipal para falar sobre o tema: “Em nome da Comissão das Mulheres na Câmara, venho pedir que o secretário diga como iremos lidar com a fila para realizar esses exames”.

MULTIMÍDIA

Galeria de Fotos | Vídeo