Moções parabenizam atuação feminina na ciência brasileira

por Comunicação — publicado 20/04/2022 13h35, última modificação 20/04/2022 17h26
Biomédica e proctologista são homenageadas pelos parlamentares
Moções parabenizam atuação feminina na ciência brasileira

O vereador Michel Figueredo. Fotos: Ricardo Migliorini/CMO.

Por Charles Nisz

A atuação das mulheres na área da pesquisa em saúde e na medicina foi homenageada por meio de duas moções, apresentadas por parlamentares na 10ª Sessão Ordinária do ano de 2022, ocorrida nesta terça (19).

Elsa Oliveira (Podemos) apresentou a Moção 79/2022, que parabeniza a biomédica Helena Nader pela sua eleição à presidência da Academia Brasileira de Ciências.

Já o vereador Michel Figueiredo (Patriota), por meio da Moção 110/2022, homenageou a médica proctologista Cristina de Almeida Vidotto, por sua dedicação e profissionalismo na prestação de serviços ao município.

“Fico muito feliz de vir à tribuna falar de uma mulher. Quero parabenizar a biomédica Helena Nader por ser a primeira mulher a assumir a presidência da ABC após 105 anos. Professora da Universidade Federal de São Paulo, ela é vice-presidente da instituição desde 2013”, disse Elsa ao justificar a honraria.

No seu discurso de posse na ABC, Helena Nader declarou: “Temos que transformar a sociedade por meio da educação, tornando o país mais justo. Sem educação não há ciência e sem ciência não há tecnologia. A academia vai lutar cada vez mais por isso”.

Michel Figueiredo ressaltou os 13 anos de atuação da médica Cristina Vidotto na prevenção e tratamento de cânceres da parte final do trato digestivo. “Muitos pacientes desanimados, tiveram reabilitação pelo trabalho da doutora Cristina”.

Figueiredo ressaltou a importância da prevenção e de realizar exames para evitar o avanço da doença. Não poderia deixar em branco o trabalho dessa médica em nossa cidade”, disse o parlamentar para justificar a homenagem.

MULTIMÍDIA

Galeria de Fotos | Vídeo