Na Semana do Lixo Zero, parlamentares reforçam pedidos de novos ecopontos

por Divisão de Comunicação publicado 27/10/2021 14h35, última modificação 27/10/2021 14h40
Legislativo é parceiro na ação que instituiu data no calendário oficial do município
Na Semana do Lixo Zero, parlamentares reforçam pedidos de novos ecopontos

Ecoponto na cidade de Osasco. Foto: Marcelo Deck/PMO.

Por Deniele Simões

Osasco mobiliza esforços nesta semana (25 a 28/10) para conscientizar e estimular a população sobre a importância de ter uma boa relação com os recursos naturais e reduzir a quantidade de lixo produzida.

A Semana Lixo Zero, organizada pela Prefeitura de Osasco, tem sido possível graças à aprovação unânime do projeto pela Câmara Municipal de Osasco, no final de agosto.

A ação está levando ações de educação ambiental para a população, envolvendo também catadores e cooperativas de reciclagem.

Focada nas políticas públicas municipais e federais de gestão de resíduos sólidos, as ações acontecem nos ecopontos dos bairros Jaguaribe, Mutinga, Novo Osasco e Helena Maria. Esses equipamentos são essenciais para que a população descarte pequenos volumes de entulho, móveis, colchões e eletrodomésticos sem uso, para que o município dê a destinação correta.

O vice-presidente da Câmara, vereador Josias da Juco (PSD) é um dos autores da proposta que permitiu a criação dos ecopontos, que hoje permitem o descarte gratuito e correto dos resíduos sólidos.

Mais Ecopontos

A luta pelo aumento do número de ecopontos tem sido constante entre os parlamentares osasquenses. Os vereadores Adauto Tô Tô (PDT), Emerson Osasco (Rede), Juliana da AtivOz (PSOL) e Lúcia da Saúde (Podemos) encaminharam indicações ao prefeito Rogério Lins (Podemos) para a implantação de novos ecopontos na cidade.

As reivindicações contemplam os bairros Munhoz Júnior (em área do Exército Brasileiro), Jardim Baronesa (proximidades do Boulevard), Conjunto Habitacional Miguel Couto, Jardim Conceição e Jardim Piratininga.

Hoje, Osasco conta com oito ecopontos e mini-ecopontos, localizados no Jardim Mutinga, Novo Osasco, Jaguaribe, Adalgisa, Bandeiras, Munhoz Junior e Padroeira.