No Dia Mundial da Água, parlamentares prestigiam 1º Fórum da Água de Osasco

por Comunicação — publicado 23/03/2022 13h55, última modificação 23/03/2022 14h04
Cristiane Celegato e Juliana da Ativoz participaram do evento nesta terça-feira (22)

Por Ana Luisa Rodrigues

Em 1992, na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, foi sugerida a data de 22 de março para a comemoração do Dia Mundial da Água. Em Osasco, desde 2004, através da Lei 3584, foi instituída no Calendário Oficial do Município uma semana de eventos comemorativos ao tema. Na noite desta terça-feira (22), na Universidade Anhanguera, em Osasco, foi realizado o 1º Fórum da Água de Osasco, que contou com a participação das vereadoras Juliana da Ativoz (PSOL) e Cristiane Celegato (Republicanos).

“Ao longo dos anos, a gente tem se preocupado com tantas coisas e acaba se esquecendo da água, e de sua importância para a vida. Nós precisamos preservar o meio ambiente, cuidar da água, e isso cabe a cada um de nós. Temos o dever e a obrigação de sermos agentes conscientizadores”, afirmou Cristiane Celegato, que na segunda-feira (21), no Varandão do Parque Chico Mendes, prestigiou, ao lado do vereador Josias da Juco (PSD), a abertura da Semana da Água.

Juliana da Ativoz alertou para a necessidade do debate em torno do assunto ser permanente e considerou em sua abordagem questões que vão além da preservação da água. “Precisamos falar sobre ocupação urbana que traz em seu cerne questões sobre a água. Muitas vezes, nas periferias, as populações sofrem com a falta de abastecimento de água, ao mesmo tempo em que são afetadas pelas enchentes”, declarou a parlamentar.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Fábio Grossi, esclareceu que um dos maiores desafios de Osasco é promover o desenvolvimento social e econômico tendo como fundamento a sustentabilidade. “Buscamos cumprir as agendas de metas estabelecidas para a preservação ambiental e o desenvolvimento econômico até 2030. Precisamos preservar nosso meio ambiente. E nessa Semana da Água, queremos chamar a atenção para a preservação dos nossos recursos hídricos através das ações de conscientização”, disse Grossi.

O plano de metas citado pelo secretário de Meio Ambiente diz respeito ao plano firmado em 2015 pelos 193 estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), que visa erradicar a pobreza e promover vida digna a todos, promovendo sustentabilidade e proteção do meio ambiente.

A superintendente da Sabesp, Débora Pierini Longo, também participou do 1º Fórum da Água de Osasco e apresentou as ações que a Sabesp promove para conscientizar as pessoas sobre o uso consciente e racional da água.

“A Sabesp procura promover a melhoria contínua da qualidade de vida e do meio ambiente, principalmente através da conscientização. Implementamos ações e programas socioambientais alinhados aos objetivos desenvolvimento sustentável”, revelou Débora Longo.

Em 2022, o tema global proposto pela UNESCO é “Águas Subterrâneas – Tornando o Invisível Visível! O melhor presente para o Futuro”. Ele tem como objetivo transmitir informações de forma acessível sobre as águas subterrâneas, que correspondem a 50% das fontes de água potável para a população mundial. A excessiva exploração desta fonte pode afetar 1,6 bilhão de pessoas até 2040, segundo fontes das revistas Wired Magazine e Science Magazine.

Até sexta-feira (25), os parlamentares osasquenses devem participar de outros eventos programados para a Semana da Água, incluindo a revitalização de nascente e arborização da Praça Thomaz Filippini, no Jardim Umuarama, na quinta-feira (24).