Orquestra de Sopros de Osasco faz apresentação no Teatro Aspro

por Divisão de Comunicação publicado 09/09/2021 14h20, última modificação 14/09/2021 11h48
Corporação, que mantém a orquestra e outros quatro grupos, luta para continuar trabalho de mais de seis décadas.

Por Deniele Simões

A tradicional Corporação Musical Santo Antônio, carinhosamente chamada de “Banda Osasco” pelo público, realiza um concerto no próximo dia 19, com o objetivo de angariar fundos para que possa continuar suas atividades.

A apresentação será no Teatro Aspro, no bairro Vila dos Remédios, e vai contar com uma homenagem à cidade de Osasco.

Fundada em 25 de janeiro de 1954, por Joaquim Macedo, Antônio Menk, Hirant Sanazar, dentre outras personalidades osasquenses, a corporação mantém-se ativa, participando de eventos oficiais da cidade e ajudando a formar novos músicos.

Com 67 anos de atividades ininterruptas, a história da Banda Osasco se confunde com a do município. Seus trabalhos foram reconhecidos pelo Legislativo municipal em 2018, quando recebeu uma Placa Comemorativa pelos 64 anos de existência. O autor da homenagem foi o então vereador Alex Sá.

De acordo com o presidente da Corporação, Clóvis Gomes, a banda é a mais antiga do município e sempre foi o cartão de visita da cidade. “Sempre esteve em todos os acontecimentos, aniversários da cidade, aberturas de carnavais, procissões de Santo Antônio, desfiles de Sete de Setembro, entre outros. Sempre representou coisas boas para a cidade”, ressaltou Gomes, em passagem recente pela Câmara de Osasco.

Atualmente, a Corporação Santo Antônio possui cinco grupos principais: a Orquestra de Sopros de Osasco (OSO), com 40 músicos, a Big Band, com 25 integrantes, o grupo de choro “Chorando para Santo Antônio", com seis músicos, a Camerata (13 músicos) e um conjunto de Coreto Tradicional Itinerante, cujo número de componentes varia de acordo com a agenda.

No entanto, com a pandemia de Covid-19, as apresentações da Banda Osasco ficaram prejudicadas – assim como aconteceu com músicos de praticamente todo o Brasil.

Apresentação

Criada para disseminar a cultura dos grandes grupos de sopro, a Orquestra de Sopros de Osasco oferece cursos para manter viva a arte musical. Segundo informações da Corporação, a OSO trabalha com arranjos que bebem na fonte da MPB e da cultura POP, com o objetivo de aproximar o público de grandes grupos de sopros.

Sob a batuta do maestro José Roberto Fabiano, a Orquestra de Sopros de Osasco apresentará repertório que vai de Beethoven a Luiz Gonzaga.

A apresentação vai contar com a formação completa da banda: 12 clarinetes, sete flautas, dois oboés, três fagotes, quatro trompas, cinco saxofones, cinco trompetes, quatro trombones, três eufônios, quatro tubas e duas percussões.

Ao todo, serão 50 minutos de música de muita qualidade e sem restrição etária de público.

Os ingressos podem ser adquiridos online ou presencialmente nos seguintes pontos de venda:

- Megabilheteria.com: www.megabilheteria.com/evento?id=20210817194800
- Escola Música em Movimento (Presidente Altino)
- Teatro Aspro (Vila dos Remédios)