Osasco ganha feriado da Consciência Negra a partir de 2022

por Comunicação — publicado 25/11/2021 11h57, última modificação 25/11/2021 11h57
Projeto do vereador Emerson Osasco foi sancionado pelo prefeito Rogério Lins

Por Deniele Simões

A cidade de Osasco passará a celebrar o feriado do Dia da Consciência Negra a partir de 2022. Isso é o que prevê a Lei 5.146/2021, sancionada pelo prefeito Rogério Lins (Podemos) na noite do último sábado, dia 20.

O novo feriado municipal, cujo projeto foi de autoria do vereador Emerson Osasco (Rede), busca reconhecer a importância do povo negro. “É o reconhecimento de toda a história de um povo que lutou, suou, deu a vida e o próprio sangue para construir a nossa cidade e o nosso país”, explica o vereador.

A cerimônia de sanção da nova legislação aconteceu na Biblioteca Municipal e Escola de Artes, durante a 1ª Feira Multicultural de Osasco. O evento, realizado entre os dias 19 e 21 de novembro, proporcionou à população atividades artísticas, moda, decoração, gastronomia e artesanato.

Zumbi dos Palmares

O Dia da Consciência Negra rende homenagens a Zumbi dos Palmares – líder do Quilombo dos Palmares, considerado símbolo da resistência dos negros escravizados no país.

Segundo informações da Prefeitura de Osasco, a data foi instituída em âmbito federal por meio da Lei 12.519/2011. Cerca de mil cidades brasileiras celebram o feriado do Dia da Consciência Negra. A partir do ano que vem, portanto, Osasco passará a integrar o rol desses municípios.

Sessão Solene

Dando sequência às comemorações do Dia da Consciência Negra, a Câmara Municipal de Osasco realiza, na próxima segunda-feira (29), uma sessão solene para celebrar a data.

A iniciativa é da Comissão de Políticas Afirmativas de Raça e Gênero da Casa, presidida pelo vereador Pelé da Cândida (MDB), e que tem com relatora a vereadora Juliana da AtivOz (PSOL) e, como membros, os vereadores Emerson Osasco, Batista Comunidade (Avante) e Elsa Oliveira (Podemos).

O evento acontecerá a partir das 19 horas, com transmissão ao vivo pela TV Câmara Osasco, nos canais 7 da NET e 3 da Megabit Telecom, e pelas redes sociais do legislativo.