Osasco pode ganhar clínica veterinária gratuita

por Divisão de Comunicação publicado 08/02/2018 17h57, última modificação 08/02/2018 17h57
Audiência Pública debateu essa e outras políticas públicas para o bem-estar animal.

Ráriton Cassoli

No primeiro dia de trabalho legislativo do ano de 2018, a Câmara realizou Audiência Pública com a finalidade de debater políticas públicas para o bem-estar animal, em especial, a criação de uma clínica veterinária gratuita.

A clínica foi idealizada pelo Vereador Ralfi (PODE), em parceria com o Vereador Ricardo Silva (PRB). Segundo os Legisladores, serviços como: atendimentos emergenciais, exames laboratoriais, internações, cirurgias, odontologia e aplicação de vacina deverão ser realizados gratuitamente.

Ao usar a tribuna, Ralfi explicou que o investimento na criação da clínica veterinária está autorizado pelo Orçamento Municipal. Em 2018, serão destinados mais de R$ 4 milhões para a promoção do desenvolvimento das políticas públicas de bem-estar animal. “Este valor será utilizado para a implantação do veículo castramóvel, além da construção da clínica e aquisição de insumos necessários”, disse o Vereador. No ano de 2017, o orçamento municipal destinava um valor de R$ 500 mil para esse tipo de política pública. “Um valor irrisório, diante da realidade”, afirmou Ralfi.

Para encerrar, o Vereador do PODEMOS fez um apelo. “No caso de presenciar um abandono animal, tire foto, anote a placa do carro, ligue para as autoridades, denuncie. Precisamos coibir a ação desses maus cidadãos. Animal não é objeto. Quando se cuidado do animal, cuida-se das pessoas”, finalizou.

Presente ao evento, o Capitão Veterinário do 2º Batalhão da Polícia do Exército, Otávio Augusto Brioschi Soares, ressaltou a importância dos cuidados com a vida animal e falou sobre o conceito único de saúde. “Nos dias atuais, a saúde humana, a animal e a ambiental são indissociáveis. Estão intimamente ligadas. Quem cuida dos animais e do meio-ambiente, cuida, diretamente, dos seres humanos”, explicou.

A audiência pública contou com a presença dos Secretários municipais da Saúde e do Meio-Ambiente, José Carlos Vido e Élio Salvini. Ambos prometeram total e irrestrito apoio à criação da Clínica Veterinária. Vido elogiou a iniciativa do Legislativo e a preocupação que os Vereadores da cidade demonstraram quanto à proteção de animais domésticos. “Hoje, existe uma estimativa de existirem mais de 80 mil animais de estimação na cidade de Osasco, muitos abandonados ou mal cuidados”, afirmou o Secretário de Saúde.

Élio Salvini explicou como deverá ser a criação da Clínica Veterinária gratuita. Para o Secretário de Meio-Ambiente, “as providências a serem tomadas serão as mais profissionais possíveis. Tudo será dentro dos procedimentos legais, como concorrência pública, aprovação da Vigilância Sanitária e licitações para compra de equipamentos e insumos”, explicou.