Outubro Rosa: Especialista orienta servidores da Câmara sobre câncer de mama

por osa — publicado 19/10/2017 09h14, última modificação 04/01/2018 11h37
Ações de prevenção podem reduzir em 28% casos da doença, que também pode afetar homens

Alimentação balanceada, prática regular de atividade física e exames periódicos podem reduzir em até 28% os casos de câncer de mama. Essas e outras informações foram a tônica da palestra ministrada pela enfermeira do trabalho Olívia Silva Araújo Felippo na tarde desta quarta-feira (18), na Câmara Municipal de Osasco. A palestra é parte integrante das ações de conscientização do Outubro Rosa, com o intuito de passar orientações sobre a doença.

Durante o evento, promovido por iniciativa da Administração do Legislativo, a enfermeira Olívia passou esclarecimentos sobre o que é o câncer, para então passar informações detalhadas sobre o câncer de mama, que afeta grande parte da população feminina e 1% dos homens.   

PREVENÇÃO

De acordo com a profissional, a prevenção é um fator muito importante para evitar a ocorrência da doença. “Em primeiro lugar, exercício físico, considerando o fator modificável, a alimentação e o rastreamento, que é todo o acompanhamento periódico, conforme o Ministério da Saúde”, explica. 

Os protocolos do Ministério da Saúde asseguram que as mulheres com 50 a 69 anos devem ter acesso gratuito a uma mamografia a cada dois anos. A mamografia é considerada o principal fator de rastreamento da doença, juntamente com a consulta médica e outros exames complementares. 

Ainda segundo a enfermeira Olívia, o fator hereditariedade tem muita relevância e, caso a paciente tenha casos de câncer na família, tem direito a ações de prevenção mais regulares.

Outro fator que pode ajudar na prevenção, segundo a profissional, é a amamentação. 

DETECÇÃO PRECOCE

Segundo Olívia, a detecção precoce da doença ajuda a paciente a ter mais chances tanto de tratamento como de cura. 

Por isso, é sempre bom prestar atenção a qualquer alteração nas mamas, assim como no aparecimento de nódulos, tanto nos seios como nas axilas e pescoço. 

PALESTRANTE ELOGIA INICIATIVA DA CÂMARA

A palestrante passou as informações de maneira bastante didática e conseguiu prender a atenção do público, que também pôde participar fazendo perguntas sobre o tema. 

Olívia avaliou o evento Outubro Rosa como muito positivo e disse que se surpreendeu com a participação dos servidores. “Acho que é um carinho importante com o servidor. É importante passar informação para que, a partir daí, possam se conscientizar”, opina Olívia.

O evento foi encerrado com ações voluntárias para o público feminino, com o objetivo de reforçar a importância do mês de outubro como de prevenção ao câncer de mama.