Palestras apresentam a Câmara a 500 jovens do ensino profissionalizante

por Divisão de Comunicação publicado 02/10/2018 12h05, última modificação 02/10/2018 15h23
Alunos do Espro aprenderam sobre o funcionamento do Legislativo

Rodolfo Blancato

Até o fim desta semana, cerca de 500 estudantes passarão pela Câmara Municipal de Osasco para aprender mais sobre política. Desde a última segunda-feira (24), os alunos do Espro estão assistindo a palestras, ministradas pela  Seção de Cerimonial, que explicam o funcionamento do Poder Legislativo no Município.

O Ensino Social Profissionalizante (Espro) é uma organização sem fins lucrativos que oferece cursos gratuitos para jovens que desejam se inserir no mercado de trabalho, além de realizar processos seletivos para vagas do programa Jovem Aprendiz.

A atividade é parte do projeto “Política se Discute”, que apresenta aos alunos da instituição conceitos básicos sobre o funcionamento do sistema político brasileiro, desconstruindo alguns mitos sobre o tema.

Segundo Cássio da Cruz, instrutor do Espro, além das palestras, os jovens também receberam aulas teóricas e praticaram atividades lúdicas para se aprofundar sobre o tema. Através de jogos físicos e virtuais, eles aprenderam sobre assuntos complexos como a administração de um município e a divisão de poderes.

“A gente prepara o jovem não só para o mundo do trabalho, mas para a vida social como um todo. A ideia é que eles possam desenvolver uma cidadania muito mais madura, com muito mais entendimento sobre o sistema político”, avalia o educador.

Para se inscrever nos cursos do Espro, ou se candidatar a uma vaga do programa Jovem Aprendiz, os interessados podem acessar o site da instituição.