Representantes da Enel se reúnem com vereadores

por Divisão de Comunicação publicado 03/11/2021 16h25, última modificação 03/11/2021 17h02
Concessionária de energia elétrica prestou esclarecimentos principalmente sobre o aumento nas tarifas
Representantes da Enel se reúnem com vereadores

Marcos Augusto Mesquita, diretor de relações institucionais da Enel. Foto: Ricardo Migliorini/CMO.

Por Ana Luisa Rodrigues

Depois de um longo período sem reuniões regulares com a ENEL – empresa de distribuição de energia em Osasco —, a Câmara Municipal de Osasco realizou na manhã desta quarta-feira (03) a retomada dos encontros que, além de esclarecer as dúvidas, principalmente dos munícipes, também visam aproximar a empresa do Legislativo.

O presidente da Câmara de Osasco, Ribamar Silva (PSD), agradeceu a presença da diretoria da Enel e falou sobre a importância das reuniões na Casa de Leis. “É muito importante a presença de vocês aqui para esclarecer nossas dúvidas. Porque nós recebemos a demanda da população que nos procura para questionar sobre os serviços da Enel”, comentou.

Josias da Juco (PSD) lembrou a todos que o ex-vereador De Paula cobrava insistentemente a presença da Enel e que essa retomada é fundamental para que a Câmara possa responder às solicitações que chegam diretamente aos gabinetes.

Treze vereadores participaram da reunião, que aconteceu no Plenário Tiradentes e contou com a presença do diretor de Relações Institucionais da empresa, Marcos Augusto Mesquita, da gestora de Clientes Públicos, Danieli de Andrade Mohacsi, e da especialista em atendimento, Nadja Souza.

Como houve a renovação da maioria dos parlamentares nessa legislatura, Mesquita aproveitou para explicar o funcionamento da ENEL, apresentando dados sobre a empresa que tem concessão até 2029 para distribuição de energia na cidade. “Em São Paulo temos 24 municípios sob nossa concessão, além da atuação no Ceará, Goiás e Rio de Janeiro, exceto na Capital fluminense. Temos o maior número de clientes por metro quadrado em relação a outras concessionárias e buscamos alternativas para minimizar impactos provocados por crises hídricas”, comentou Mesquita.

Segundo ele, apesar de todas as dificuldades que o setor enfrenta, o estado de São Paulo ainda possui as menores tarifas do país e não corre risco de apagões. “Mesmo com toda a crise hídrica, estudos revelam que dificilmente teremos apagões, mas, infelizmente tudo aponta que a energia que ficará ainda mais cara. A dica é que as pessoas economizem. A gente sabe que tem gente que não tem mais o que e de onde economizar. Mas precisamos gerar consciência para que todos economizem”, afirmou Mesquita.

Em seguida, Mesquita esclareceu que a ENEL não tem controle sobre a tarifa, pois ela é definida pelo contrato de concessão, mas frisou que, ao criarem consciência para economizar, todos saem ganhando. Apontou também que estados e municípios não interferem nessa questão tarifária, visto que a relação das concessionárias é feita com a ANEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Mesquita comentou que o último reajuste seria em torno de 22%, mas ficou em 9,4%, porém, “um pedaço dessa conta será incorporado no reajuste do ano que vem”, lamentou.

Os vereadores Batista Comunidade (AVANTE) e Rogério Santos (PL) questionaram o diretor em relação aos valores das contas de energia recebidas por muitos munícipes e também pela demora que a ENEL tem em responder a demanda. Mesquita justificou que o aumento exagerado dos valores da energia é causado pelos problemas de abastecimento provocado pela crise hídrica e apontou que, apesar do aumento no número de atendentes, a empresa realmente apresenta falhas no atendimento, principalmente porque o número de reclamações triplicou nos últimos meses.

“Realmente temos atraso na capacidade de atender, a pandemia gerou muitos problemas inclusive no atendimento. A gente só tem de pedir desculpas e correr atrás, mas acreditamos que em breve esse problema será solucionado”, disse Mesquita, que aproveitou para esclarecer que no site da empresa (www.enel.com.br) há um link no qual o cliente pode tirar dúvidas em relação à cobrança da energia elétrica.

A próxima reunião entre vereadores de Osasco e representantes da ENEL ficou marcada para a segunda semana de fevereiro de 2022.

Multimídia

Veja a Galeria de Fotos