Parlamentares fazem reflexões sobre o Dia Internacional da Mulher

por Comunicação — publicado 09/03/2022 11h25, última modificação 09/03/2022 15h33
Moção em comemoração à data fomentou debate sobre o tema
Parlamentares fazem reflexões sobre o Dia Internacional da Mulher

Foto: Robson Cotait.

Por Deniele Simões

Os vereadores osasquenses celebraram o Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta terça-feira (8), com reflexões sobre as dificuldades enfrentadas pelas mulheres. O debate foi motivado pela Moção de Aplauso 26/2022, apresentada durante a 4ª Sessão Ordinária.

Autora do documento, a vereadora Cristiane Celegato (Republicanos), que é 2ª Secretária da Mesa Diretora da Câmara, usou a tribuna para abordar o histórico do Dia Internacional da Mulher e aproveitou o espaço para refletir sobre a luta das mulheres contra problemas crônicos, como violência de gênero e preconceito.
O dia 8 de março foi oficializado como Dia Internacional da Mulher em 1975, mas, destacou a parlamentar, no início do século XX, as mulheres já começavam a lutar por direitos trabalhistas.

“Passados tantos anos, essas lutas perduram até os dias de hoje, como desigualdade de gênero, violência doméstica, violência psicológica e, até mesmo, o feminicídio”, lamentou.
A vereadora apresentou dados do Fórum Econômico Mundial (WEF), de 2020, que colocam o Brasil na 93ª posição entre 156 países no ranking de igualdade de gênero. Um dos exemplos citados por ela é a desigualdade no mercado de trabalho, onde as mulheres recebem, em média, 78,44% dos salários dos homens, mas desempenhando as mesmas funções.

Em seguida, o vereador Julião (PSB) usou a tribuna para parabenizar todas as mulheres de Osasco pela data. “É um dia histórico, porque as mulheres estão sempre se organizando para ocupar um espaço que é de todas e todos”.

O vereador Zé Carlos Santa Maria (Patriota) também cumprimentou as mulheres pela data e reforçou que as mulheres devem ser lembradas todos os dias e não só no dia 8 de março.

Ao refletir sobre a data, a vereadora Juliana da AtivOz (PSOL) defendeu o reforço das políticas públicas para as mulheres, principalmente das negras e das mães solo.

Na opinião da parlamentar, os problemas enfrentados pelas mulheres são motivados por questões ligadas à falta de direitos políticos, econômicos e sociais.

“Enquanto uma mulher preta está desempregada na pandemia, todas as outras acabam sofrendo com isso também. Essa é uma luta coletiva das mulheres”, concluiu.

Placas Comemorativas

O vice-presidente da Casa, vereador Josias da Juco (PSD), também parabenizou as mulheres pelo seu dia e defendeu maior incentivo à participação feminina na política.

Em nome do Conselho de Pastores Evangélicos de Osasco (CPEO), o parlamentar entregou placas comemorativas ao Dia Internacional da Mulher, que foram ofertadas à bancada feminina do Legislativo em um evento sobre mulheres de destaque no município, ocorrido em cerimônia realizada na Igreja do Evangelho Quadrangular do Jardim Rochdale, no último sábado (5). A bancada feminina no Legislativo osasquense é formada pelas vereadoras Ana Paula Rossi (PL), Elsa Oliveira (Podemos), Juliana da AtivOz, Lúcia da Saúde (Podemos) e Cristiane Celegato.

MULTIMÍDIA

Galeria de Fotos | Vídeo