Parlamentares prestigiam inauguração do Centro de Referência à Mulher Vítima de Violência Márcia Ribeiro

por COMUNICAÇÃO — publicado 10/08/2022 16h16, última modificação 10/08/2022 16h16
Evento faz parte das ações da Semana Municipal de Conscientização e Combate à Violência contra a Mulher

Por Ana Luisa Rodrigues

Na manhã desta quarta-feira (10), a cidade de Osasco ganhou o Centro de Referência à Mulher Vítima de Violência Márcia Ribeiro, localizado na Rua Dimitri Sensaud de Lavoud, 234, na Vila Campesina. A solenidade de inauguração faz parte das ações da Semana Municipal de Conscientização e Combate à Violência contra a Mulher, e contou com a presença das vereadoras Juliana da Ativoz (PSOL) e Cristiane Celegato (Republicanos).

As parlamentares falaram sobre a importância do espaço para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes no combate à violência contra a Mulher. “É um marco histórico para a cidade de Osasco este novo Centro de Referência. É uma responsabilidade muito grande. Precisamos lutar por políticas públicas para que as pessoas que precisam tenham espaços públicos efetivos e eficazes que acolhem, ajudem e cuidem”.

No último dia 07 de Agosto, a Lei Maria da Penha completou 16 anos e o mês referência à data com a campanha nacional do Agosto Lilás. Para Cíntia Correia, secretária-executiva de Política para Mulheres e Promoção da Diversidade, é preciso reforçar as políticas públicas de combate à violência contra a mulher. “Este novo espaço foi feito a várias mãos, várias secretarias e setores. Este é um espaço mais adequado, que dá identidade para as mulheres vítimas de violência. Faremos um atendimento humanizado e fortaleceremos as políticas públicas ao estabelecer uma rede de segurança”, ressaltou Cintia.

Durante a inauguração, foi discutido o papel da sociedade para promoção do rompimento do ciclo de violência e alertou-se para a banalização da violência promovida pela internet e alguns programas. “Não podemos nos acostumar com feminicídio, isso não é normal. Que nossas mulheres tenham o privilégio de envelhecer, porque morrer precocemente é fazer parte de uma estatística trágica”, apontou uma das parlamentares presentes.

Representando o prefeito Rogério Lins, o secretário de Governo Sérgio Dinizzo falou sobre as políticas públicas desenvolvidas no município, como o aplicativo com botão do pânico, o Hospital da Mulher e a Guardiã Maria da Penha. “Este espaço agrega mais valor ao trabalho desenvolvido no município. Traçamos diversas estratégias para promover a quebra no ciclo de violência e fazer com que as mulheres sintam-se seguras para denunciar”, afirmou Dinizzo.