Parlamentares relembram genocídio armênio em moção apresentada em plenário

por Comunicação — publicado 27/04/2022 11h30, última modificação 27/04/2022 16h07
Armênia foi alvo de ataque turco em 1915 e consequências são sentidas nos dias atuais
Parlamentares relembram genocídio armênio em moção apresentada em plenário

Memorial oficial, dedicado às vítimas do genocídio, construído em 1967 na colina de Tsitsernakaberd, na Armênia.

Por Charles Nisz

Durante a 11ª Sessão Ordinária de 2022, realizada nesta terça (26), a vereadora Ana Paula Rossi (PL) apresentou uma Moção de Esclarecimento, referente ao “Dia do Reconhecimento e Homenagem às Vítimas do Genocídio Armênio", realizado em 24 de abril.

Na justificativa da apresentação da moção, a parlamentar do PL comentou sobre o genocídio sofrido pelo povo armênio em 1915. Atacada por tropas turcas, a Armênia contabilizou 1,5 milhão de vítimas.

Osasco é uma cidade com uma significativa colônia armênia. Com a diáspora do povo armênio por conta da perseguição turca, muitos deles emigraram para o Brasil. O vereador Fábio Chirinhan (PP) é descendente de armênios e Ana Paula é casada com um membro da colônia armênia de Osasco.

“Precisamos relembrar o genocídio sofrido pelo povo armênio, pois apesar desse crime contra a humanidade ter acontecido há mais de 100 anos, os efeitos dessa perseguição ainda reverberam nos dias atuais”, disse Ana Paula.

A colônia armênia em Osasco é muito presente, especialmente no bairro de Presidente Altino. Além disso, o município é cidade-irmã de Gyumri, segunda maior cidade da Armênia.

Chirinhan comentou sobre a proposição da moção: “Nossa cidade reconhece o genocídio armênio e é solidária com as vítimas desse episódio histórico. Precisamos relembrar esse evento para garantir que ele nunca mais se repita, frisou o vereador do PP.

MULTIMÍDIA

Galeria de Fotos | Vídeo