Parlamentares são favoráveis a realização de eventos culturais das periferias

por Comunicação — publicado 10/12/2021 15h25, última modificação 10/12/2021 15h30
Slams e batalhas são bem vindos para difusão artística de jovens das periferias

Por Ana Luisa Rodrigues

Os slams e as batalhas, movimentos independentes geralmente organizado por jovens, que mesclam poesia, rap, performance do corpo e da voz, marcados pelo improviso, receberam moções de Apoio e Aplauso dos parlamentares em Osasco.

Os eventos, que voltaram a ser realizados na cidade e fazem parte da cultua urbana, são considerados importantes para os jovens da periferia, que conquistam espaços para cultura, entretenimento e resistência.

Ambas as moções foram propostas pela vereadora Juliana da Ativoz (PSOL). Foram aprovadas pelos parlamentares durante a 31ª Sessão Ordinária, realizada na última terça-feira (07), e ganharam especial atenção de Batista Comunidade (Avante) e Emerson Osasco (Rede).

“Esses são movimentos importantes que acontecem em todo o Brasil. São periféricos, que ocupam os espaços na cidade e que provem batalhas de poesia, no caso do Slam, e de assuntos que fazem parte da rotina dos moradores das periferias, no caso das batalhas”, comentou Juliana da Ativoz, comemorando a volta dos movimentos em Osasco.

De acordo com a parlamentar, em Osasco acontecem seis tipos de batalhas, conhecidas como batalhas de conhecimento. “As temáticas usadas nas batalhas tratam assuntos que impactam diretamente na vida da periferia. Em novembro, o tema foi Novembro Negro”, explicou.

Batista Comunidade solicitou aos vereadores que olhassem os movimentos com carinho e atenção. O parlamentar comentou que, quando começou a frequentar esses espaços de batalhas e slams, buscava entender o que acontece nos espaços. “A gente precisa compreender, entender o que acontece, por isso também é importante estimular o diálogo, precisamos pensar como governo para podermos organizar o evento da melhor forma possível, para quem faz e para quem mora no entorno”, explicou Batista.

“Não devemos ser braço opressor, mas sim um braço que auxilia, acolhe, ampara”, esclareceu Emerson Osasco, ao falar sobre a importância, para o movimento cultural, de se organizar esses eventos.

“Os espaços precisam ser ocupados para que as pessoas possam se manifestar. E os espaços públicos podem ser ocupados por esses movimentos, como o gospel, sertanejo, samba e pagode”, enumerou Emerson.

Emerson Osasco também lembrou que muitos artistas, como Emicida, que é reconhecido internacionalmente, que começou sua carreira nas batalhas. “Como representantes do Legislativo, precisamos apoiar manifestações culturais. E é isso que a Casa faz: ajuda e apoia a todos que a ela recorrem”, concluiu o parlamentar.