Parlamentares se preocupam com ações de combate à insegurança alimentar

por Comunicação — publicado 21/06/2022 15h45, última modificação 22/06/2022 14h24
Através de indicações e Moções vereadores colocam o tema em debate

Por Ana Luisa Rodrigues

Uma pesquisa publicada em maio pela Faculdade Getúlio Vargas, feita através de processamento de dados do Gallup World Poll, com informações coletadas entre agosto e novembro de 2021, mostra que o Brasil ocupa lugar de destaque no tema insegurança alimentar.

As questões relativas à insegurança alimentar, desde o início da pandemia da Covid-19, têm sido tema de debates na Câmara Municipal de Osasco, que, em 2021, votou: uma emenda que instituiu o Fundo Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e uma outra, que criou o Programa Nosso Futuro, visando o combate à Insegurança Alimentar e Nutricional de Crianças e Adolescentes.

Frequentemente, os parlamentares osasquenses abordam o tema através de Moções, como já fez o vereador Emerson Osasco (Rede) em duas ocasiões, aplaudindo as ações do Banco de Alimentos, que integra o Comitê Gestor da Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, do Ministério da Cidadania e a Cozinha Solidária no Brasil, inaugurada no Jardim Bonança, no final de 2021.

A vereadora Elsa Oliveira, recentemente protocolou uma Indicação ao Poder Executivo, solicitando a criação de uma Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Sustentabilidade, com o objetivo de organizar as políticas públicas existentes nessa área. Segundo a vereadora, a solicitação é adequada para o atual momento pelo qual passa o Brasil.

“O país atravessa um dos piores momentos de sua história na questão da insegurança alimentar. Mais de 50% dos lares brasileiros sofrem algum tipo de insegurança alimentar, agravado ainda mais pelas consequências da pandemia da Covid-19. A política de segurança alimentar é intersetorial, envolve diversas políticas públicas e dialoga com muitas secretarias”, justificou a parlamentar.

MULTIMÍDIA »» GALERIA DE FOTOS | VÍDEO